escapulário

O Escapulário do Carmo

Junto à Cruz do Calvário, onde Jesus cumpria sua missão de doar a vida pelos homens, estava Maria, sua Mãe. Jesus como último testamento, entregou ao discípulo predileto, sua própria Mãe, como Mãe da Igreja por Ele fundada e mãe de todos os homens que formassem parte desta Igreja. Logo mais, estavam reunidos no cenáculo, em Jerusalém, juntamente com Maria a mãe de Jesus. Sobre eles veio o Espírito Santo em forma de línguas de fogo.

Estes dois fatos assinalam, durante séculos, a presença constante de Maria, Mãe de Deus, no meio do povo cristão. Hoje se nota, com particular alegria, o renascer maravilhoso da devoção a Maria. Ela segue no coração do povo. Sua presença faz renovar continuamente a fé e o amor a Cristo Jesus.Assim nossa devoção a Maria Santíssima nos retorna a Jesus como nas bodas de Canaã , quando ela diz: "Fazei tudo o que Ele vos mandar" . Por isso não nos admiramos com a simplicidade da devoção grandiosa do atual Papa João Paulo II em manifestar seu amor a Maria Santíssima e por consagrar o mundo a Ela.

Recordar-se que as duas devoções marianas, mais populares e marcantes na história da igreja, são o terço e o escapulário.O escapulário é um símbolo da proteção da Mãe de Deus para com seus devotos e um sinal de sua consagração a Maria. O escapulário do Carmo é sinal de confraternidade (Irmandade) da Virgem Maria, é sinal de paz e do pacto sempiterno(sempre e eterno) de concórdia, garantido por Maria Santíssima do Carmo, é sinal de salvação, pela Virgem Maria, o escapulário do Carmo é um meio simples e prático de honrar a Virgem Maria, é a garantia de preservação da fé e de firmeza na devoção à Virgem Maria, devoção que, por sua vez é sinal de predestinação.

Para os frades e freiras carmelitas, é o símbolo da consagração religiosa na Ordem de Nossa Senhora do Carmo.

O Escapulário é um cordão que une dois pedaços de pano marrom, um que traz a imagem do Sagrado Coração de Jesus e outro a figura de Nossa Senhora do Carmo, (apesar de a imagem estampada não ser o essencial!Assim, se as imagens saírem ou desbotarem , você pode continuar usando o escapulário normalmente!) O escapulário é próprio para ser colocado sobre os ombros, ficando um pedacinho de pano colocado sobre o peito e outro sobre as costas. Assim sendo, Jesus fica à frente para que as pessoas quando se achegarem a vós primeiro encontrem a Jesus e Maria às costas para que vos cubra com seu manto divino e proteja em todas em ocasiões de sua vida. A Santíssima Virgem entregou o escapulário ao Geral da Ordem dos carmelitas, São Simão Stock, segundo a tradição, a 16 de Julho de 1251, com estas palavras: "Recebe este hábito; aquele que morrer com ele, não padecerás o fogo eterno".

O Papa Pio XII faz alusão a este fato quando diz: "Não se trata de assunto de pouca importância, senão de conseguir a vida eterna em virtude da promessa feita, segundo a tradição, pela Santíssima Virgem!".

A segunda promessa de Nossa Senhora foi feita ao Papa João Paulo XXII. Referindo-se aos que levarem o escapulário durante sua vida, diz o seguinte: "Eu mãe bondosa, descerei no primeiro sábado após sua morte, e a quantos achar no purgatório, livrarei e levarei ao montesanto da vida eterna" O próprio Papa confirmou esta indulgência em favos daqueles que usassem o escapulário!

Ao receber este distintivo do hábito da Ordem dos Carmelitas, nos unimos em espírito aos próprios religiosos e nos fazemos participantes de seus bens espirituais. Da parte de Nossa Senhora, supõe sua presença carinhosa em nossa vida e o cumprimento das promessas por Ela feitas, aos que levassem o escapulário. Quais são estas promessas?

· A grande promessa: Aquele que morrer com o escapulário não padecerá o fogo do inferno;
· Sua intercessão em favor daqueles que, após a morte estiverem detidos no purgatório;
· Assistência, ajuda nas dificuldades da vida.
· A Virgem do Carmo livrará quanto antes, principalmente no sábado depois da morte, a quantos forem ao purgatório, morrendo com o Santo Escapulário.
· O escapulário do Carmo é a salvação em todos os perigos, pela virgem Santíssima do Carmo.
· Cada vez que se beija o Santo Escapulário, ganha-se 500 dias de indulgências.
· Morrer com a graça de Deus.

Destes privilégios inertes às promessas, surgiu a seguinte máxima, sobre Nossa Senhora do Carmo: "Na vida protejo, na morte ajudo e depois da morte salvo". Maria acompanha carinhosamente durante a vida aos que levam o escapulário, está junto a eles na hora importante da morte e não os abandona após a morte, querendo vê-los na felicidade eterna.

Objetivo do uso do Santo escapulário: chegar mais facilmente a Jesus, segundo o ensinamento do Concílio Vaticano II : "Os ofícios e os privilégios da Santíssima Virgem, sempre têm como finalidade o Cristo, origem de toda verdade , santidade e piedade".

Por isso afirmou Pio XII: "Ninguém ignora, certamente, seja para incrementar as fé católica e reformar os costumes, o amor à Santíssima Virgem, Mãe de Deus, exercido principalmente mediante aquelas manifestações de devoção, que contribuem de modo particular para iluminar as mentes com celestial doutrina e excitar as vontades para a pratica da vida cristã. Entre estas de ser colocada, a devoção do Escapulário dos Carmelitas de forma muito especial".

É importante saber que o primeiro escapulário que levamos, deve ser abençoado e colocado por um sacerdote.Chamamos isto imposição do escapulário. Se isso não for possível, use da mesma forma e na primeira oportunidade deixe-o impor pelo sacerdote.

Uma vez colocado nunca mais se deve ficar sem ele. Deve-se levar contínua e constantemente, de dia e de noite, até a morte. Se por diferentes motivos não pode ser levado sobre os ombros, leve-o ao menos consigo, e a noite antes de deitar, coloque-o e reze as três Ave-Marias em honra de Nossa Senhora, e os três Pai-nosso . Agradeça assim a graça de sua fé e proteção que recebeu da Mãe de Deus durante o dia.

Comente em seu lar e na sua comunidade a devoção e o amor a Maria, levando o seu Santo Escapulário. Não deixe nenhum enfermo ou pessoa idosa sem ele. Agradeça dessa forma as muitas graças e favores que continuamente recebe da Mãe de Deus. Ela o Protegerá sempre.

Ato de Consagração
Maria, por ser a predileta do pai, por ter realizado em ti o Espírito Santo a encarnação da Palavra , por ser exemplo da Igreja na qual, depois de Cristo, ocupas o lugar mais alto e, ao mesmo tempo, mais próximo de nós, por ser reconhecida como Mãe de Deus, Mãe de Cristo e Mãe dos homens, porque todos os que acreditam te chamam de bem aventurada. Por nós termos, no teu Escapulário, um sinal da tua proteção e união ao Salvador, e um programa de imitação das tuas virtudes. Porque na tua promessa nos ofereces ajuda nos perigos do espírito e do corpo.Acudo a ti, Medianeira universal entre Deus e os homens, e Me Consagro para honrar-te sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo, em obséquio de Nosso Senhor Jesus Cristo.
AMÉM.

Oração diária
Ó Senhora do Carmo, Olhai por mim e por todos os que estão revestidos do vosso Escapulário.
Acompanhai-nos e protegei-nos ao longo da vida, para que possamos crescer na fé, esperança e caridade, seguindo Jesus Cristo.
Amém
3 Pai Nosso
3 Ave Maria

escapulário

voltar