cruz Leia a bíblia cruz

Quando precisar de:

Amor

Conforto

Orientação

Paz

Paciência

Confiança

Sabedoria

Vencer o medo

QUANDO ESTIVER SOLITÁRIO

QUANDO SOMOS PERSEGUIDOS OU CALUNIADOS

QUANDO ESTAMOS PROFUNDAMENTE ARREPENDIDOS

QUANDO SOMOS TENTADOS

QUANDO NÃO SABEMOS QUE RUMO TOMAR

QUANDO ACHAMOS A VIDA INUTIL E SEM SENTIDO

QUANDO ESTAMOS CONTRA A INJUSTIÇA E A OPRESSÃO

QUANDO ESTIVER EM PECADO

QUANDO ESTIVER EM INIMIZADE

QUANDO FALTAR ALEGRIA NO LAR

QUANDO FALTAR RECURSOS

QUANDO SENTIMOS DIFICULDADE EM PERDOAR ALGUÉM

QUANDO DEUS NOS PARECE DISTANTE

QUANDO NESSECITAMOS DE CONFIANÇA E REFÚGIO

QUANDO ACHAMOS QUE NÃO ADIANTA REZAR

QUANDO ESTAMOS DOENTES

QUANDO CONSEGUIMOS SAIR VITORIOSOS NUMA DIFICULDADE OU REIVINDICAÇÃO

QUANDO QUEREMOS AGRADECER

QUANDO VAMOS PARTICIPAR DE CULTO NA IGREJA

barra

QUANDO PRECISAR DE AMOR

"De longe, Javé lhe apareceu: Eu amei você com amor eterno; por isso, conservei o meu amor por você." (Jr. 31,3)

"Sião dizia: "Javé me abandonou, o Senhor me esqueceu! Mas pode a mãe se esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não me esquecerei de você."(Is 49,14-15)

TOPO

barra

QUANDO PRECISAR DE CONFORTO

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação! Ele nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão em qualquer tribulação, através da consolação que nós mesmos recebemos de Deus." (2 Cr 1,3-4)

"Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem os poderes nem as forças das alturas ou das profundidades, nem qualquer outra criatura, nada nos poderá separar do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor." (Rm 8, 38-39)

TOPO

barra

QUANDO PRECISAR DE ORIENTAÇÃO

"Confie a Javé o que você faz, e seus projetos se realizarão." (Pv 16,3)

"Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso." (Mt.11,28)

TOPO

barra

QUANDO PRECISAR DE PAZ

"Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que vocês transbordem de esperança, pela força do Espírito Santo." (RM 15,13)

"Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês."(Fl 4.6,7)

TOPO

barra

QUANDO PRECISAR DE PACIÊNCIA

"E não só isso. Nós nos gloriamos também nas tribulações , sabendo que a tribulação produz a perseverança , a perseverança produz a fidelidade comprovada, e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."(Rm 5.3-5)

"Irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Olhem o agricultor: ele espera pacientemente o fruto precioso da terra, até receber a chuva do outono e da primavera. Sejam pacientes vocês também; fortaleçam os corações, pois a vinda do senhor está próxima. Irmãos, não séc queixem uns dos outros, para não serem julgados.Vejam: o juiz está às portas. Irmãos, tomem como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falam em nome do senhor. Nós consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram falar da Constancia de Jô e conhecem o fim que o senhor reservou para ele, porque o Senhor é rico em compaixão e misericórdia."(Tg 5.7-11)

"Espere em Javé, seja firme!Fortaleça seu coração, e confie em Javé!"(Sl 27.14)

TOPO

barra

QUANDO PRECISAR DE CONFIANÇA

"De Davi. Javé é minha luz e salvação: de quem terei medo? Javé é a fortaleza da minha vida:frente a quem tremerei? Quando os malfeitores avançam contra mim para devorar minha carne, são eles, meus adversários e inimigos, que tropeçam e caem. Que um exercito acampe contra mim! Que uma guerra estoure contra mim! Ainda assim estarei confiante! Uma coisa peço a Javé, e só esta procuro:é habitar na casa de Javé todos os dias de minha vida, para gozar a doçura de Javé e contemplar o seu templo."(Sl 27.1-4)

TOPO

barra

QUANDO PERCISAR DE SABEDORIA

"Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, que peça a Deus, e ele a dará, porque é generoso e dá sem impor condições. Todavia é preciso pedir com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é como a onda do mar, que o vento leva de um lado para outro. Quem é assim, não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, Pois é indeciso e instável em tudo o que faz ."(Tg 1.5-8)

TOPO

barra

QUANDO PRECISAR VENCER O MEDO

"Agora, porém, já não existe nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo." (Rm 8.1)

"Na verdade, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais glorioso será o ministério da justiça."(2Cr 3.9)

TOPO

barra

QUANDO ESTIVER SOLITÁRIO

"e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo."(Mt 28.20)

TOPO

barra

QUANDO SOMOS PERSEGUIDOS OU CALUNIADOS

"Quem semeia a injustiça colhe desgraça; a vara do castigo acabará com ele."(Pv 22.8)

"Quem comete injustiça, receberá de volta a injustiça, pois não há distinção de pessoas"(Cl 3.25) "Oração pelos justos oprimidos 1 Por que, Senhor , ficas tão longe e te ocultas em tempo de perigo? 2 O indefeso é consumido pela prepotência do ímpio e colhido nas intrigas que lhe tece; 3 pois o ímpio se gloria da própria ambição, o avarento blasfema e despreza o Senhor . 4 Segundo a insolência do ímpio, "não há Deus que peça contas"; esse é todo o seu pensar. 5 Ele sempre prospera em todos os seus caminhos e, por estarem longe dele teus excelsos decretos, menospreza todos os que o contrariam. 6 Diz em seu coração: "Jamais serei abalado, de geração em geração, por desgraça alguma". 7 Tem a boca cheia de imprecações, fraude e violência, e, sob a língua, miséria e tribulação. 8 Fica de emboscada perto das aldeias e, bem escondido, mata o inocente. Seus olhos espreitam o desamparado, 9 a quem, às escondidas, arma ciladas. Como um leão que no covil fica de tocaia para assaltar o indefeso, assim ele assalta o indefeso, arrastando-o nas malhas; 10 agacha-se, atira-se, e com toda a força cai sobre os desamparados. 11 Diz em seu coração: "Deus o esquece, cobre a face para nunca perceber". 12 Levanta-te, Senhor! Ergue, ó Deus, tua mão, não te esqueças dos indefesos! 13 Como pode o ímpio desprezar a Deus, dizendo em seu coração: "Ele não pedirá contas"? 14 Tu, porém, vês a tribulação e as mágoas, observas para retribuir com as próprias mãos; é a ti que se encomenda o desamparado, porque do órfão és tu o protetor. 15 Quebra o braço do ímpio! Ao perverso pede contas de sua maldade, até nada mais se encontrar! 16 O Senhor é rei para todo o sempre; os pagãos desapareceram do país. 17 Ouviste, Senhor , o anseio dos humildes, confortaste seu coração e os atendeste, 18 fazendo justiça ao órfão e ao oprimido. Que os homens afastados do país não voltem a semear o terror!"(Sl 10)

"Imprecação contra os inimigos arrogantes 1Ao regente do coro. Na oitava corda. Salmo de Davi . 2 Socorro, Senhor! pois acabaram-se os fiéis, desapareceu a lealdade dentre os filhos dos homens; 3 dizem mentiras uns aos outros, falam com lábios lisonjeiros, mas com duplicidade de coração. 4 Corta, Senhor , os lábios lisonjeiros, a língua que fala com arrogância! 5 Eles dizem: "Prevaleceremos pela língua, valer-nos-á a eloqüência: quem nos dominará?" 6 "Ante a opressão dos humildes e o lamento dos pobres, agora mesmo me erguerei - diz o Senhor - e porei a salvo a quem o desejar". 7 As palavras do Senhor são palavras puras como prata no crisol, depurada de toda a escória e sete vezes refinada. 8 Tu, Senhor , as guardarás, e nos preservarás para sempre desta geração 9 de ímpios, que circulam livremente, enquanto a depravação campeia entre os filhos dos homens."(Sl 12)

"Imprecação contra os maldizentes 1Cântico de peregrinação . Em minha aflição clamei ao Senhor , e ele me respondeu. 2Senhor , livra minha alma dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira! 3 O que te aguarda, o que te está reservado, ó língua traiçoeira, 4 senão agudas flechas de guerreiro, e achas de lenha em brasas? 5 Infeliz de mim, como que desterrado em Mosoc, ou morando entre as tendas de Cedar! 6 Por demais minha alma ficou morando entre aqueles que odeiam a paz: 7 quando eu proponho a paz, eles são pela guerra."(Sl 120)

"Súplica contra caluniadores 1Ao regente do coro. Salmo de Davi. 2 Livra-me, Senhor , do homem malvado, protege-me do homem violento, 3 dos que planejam maldades no coração e, todo dia, suscitam conflitos! 4 Eles aguçam as línguas como a da serpente; há veneno de víbora em seus lábios. Pausa . 5 Guarda-me, Senhor , das mãos do ímpio, protege-me do homem violento, daqueles que tramam minha queda! 6 Os soberbos ocultaram armadilhas para mim, estenderam cordas e uma rede ao lado do caminho, armaram-me laços. Pausa .7 Eu disse ao Senhor : "Tu és meu Deus". Senhor , presta ouvido à voz de minha súplica! 8Senhor , soberano, minha força salvadora, tu me proteges a cabeça no dia do combate. 9Senhor , não cedas às ambições dos ímpios, não dês êxito às suas intrigas, porque são prevalecidos. Pausa . 10 Sobre a cabeça dos que me cercam recaia o crime de seus lábios! 11 Chovam sobre eles carvões acesos, precipita-os nos abismos, para não mais se levantarem! 12 Nenhum caluniador se estabeleça na terra, ao homem violento persigam desgraças sem trégua. 13 Sei que o Senhor defende a causa do indefeso e faz justiça aos pobres. 14 Sim, os justos darão graças a teu nome, os homens honestos habitarão em tua presença."(Sl 140)

"7 Tu me seduziste, Senhor , e eu me deixei seduzir; agarraste-me e me dominaste. Sirvo de escárnio o dia inteiro, todos zombam de mim. 8 Porque sempre que falo devo gritar, devo proclamar violência e opressão. Porque a palavra do Senhor tornou-se para mim injúria e ludíbrio o dia inteiro. 9 Quando pensava: "Não me lembrarei dele, já não falarei em seu nome", então sentia em meu coração como um fogo devorador encerrado em meus ossos. Estou cansado de suportar, não posso mais! 10 Ouço a calúnia de muitos: "Terror de todos os lados! Denunciai, denunciemo-lo!" Todos que estavam em paz comigo, esperam um passo falso meu: "Talvez ele se deixe seduzir! Então o dominaremos e nos vingaremos dele!" 11 Mas o Senhor está comigo como um violento guerreiro, por isso meus perseguidores tropeçarão, sem prevalecer. Ficarão muito envergonhados por não obterem êxito: uma ignomínia eterna, inesquecível. 12Senhor Todo-poderoso que sondas o justo, que vês rins e coração, possa eu ver tua vingança contra eles porque a ti expus a minha causa. 13 Cantai ao Senhor , louvai ao Senhor , porque ele livrou a vida do pobre da mão dos perversos."(Jr 20,7-13)

"Quando vos perseguirem. 17 Cuidado com os homens. Eles vos entregarão aos tribunais e vos torturarão nas sinagogas. 18 Sereis levados diante dos governadores e dos reis por minha causa; assim dareis testemunho para eles e os pagãos. 19 Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será inspirado o que deveis dizer. 20 Não sereis vós que falareis, e sim o Espírito do Pai que falará por vós. 21 O irmão entregará à morte o irmão; o pai entregará o filho. Os filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 22 Todos vos odiarão por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim será salvo. 23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Eu vos garanto que não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem. 24 O discípulo não está acima do mestre, nem o escravo acima do patrão. 25 Ao discípulo basta ser como o mestre e ao escravo como o patrão. Se ao chefe da família chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares."(Mt 10,17-25)

TOPO

barra

QUANDO ESTAMOS PROFUNDAMENTE ARREPENDIDOS

"Confissão do pecador penitente 1Ao regente do coro. Salmo de Davi, 2quando o profeta Natã veio ter com ele, depois do adultério com Betsabéia . 3 Tem piedade de mim, ó Deus, por tua bondade! Por tua grande compaixão, apaga meus delitos! 4 Lava-me por completo da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado! 5 Pois reconheço meus delitos e tenho sempre presente o meu pecado. 6 Contra ti, só contra ti pequei, pratiquei o mal diante de teus olhos. Serás considerado justo na sentença, incontestável no julgamento. 7 Eis que nasci em iniqüidade, em pecado minha mãe me concebeu. 8 Eis a verdade! tu a queres no fundo do coração: ensina-me pois no íntimo a sabedoria! 9 Purifica-me com o hissope, e ficarei limpo! Lava-me, e ficarei mais branco que a neve! 10 Faze-me sentir gozo e alegria, e exultem os ossos que esmagaste! 11 Desvia tua face de meus pecados e apaga todas as minhas faltas! 12 Ó Deus, cria em mim um coração puro e suscita em meu peito um espírito resoluto! 13 Não me rejeites de tua presença nem retires de mim teu santo espírito! 14 Concede-me o gozo de tua salvação e um espírito generoso que me ampare! 15 Ensinarei aos ímpios teus caminhos, e para ti voltarão os pecadores. 16 Livra-me da pena de sangue, ó Deus, meu Deus salvador, e minha língua aclamará tua justiça. 17 Abre, Senhor, os meus lábios e minha boca proclamará teu louvor. 18 Não queres que eu te ofereça um sacrifício, nem aceitarias um holocausto. 19 Em vez de sacrifícios, ó Deus, um espírito contrito, sim, um coração contrito e humilhado tu, ó Deus, não rejeitas. 20 Em tua benevolência, favorece a Sião e reconstrói os muros de Jerusalém! 21 Então aceitarás os sacrifícios prescritos: holocaustos e oferendas completas, como também novilhos, imolados sobre teu altar."(Sl 51)

"1 Jó respondeu ao Senhor : 2 Reconheço que podes tudo, e que nenhum plano é irrealizável para ti. 3 "Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender?" Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam minha compreensão. 4 "Escuta-me, que vou falar, interrogar-te-ei e tu me responderás!" 5 Conhecia-te só de ouvido mas, agora, viram-te meus olhos: 6 por isso, eu me retrato e faço penitência no pó e na cinza."(Jô 42,1-6)

"A parábola da ovelha perdida. 1 Todos os publicanos e os pecadores se aproximavam de Jesus para ouvi-lo. 2 Os fariseus e escribas resmungavam, dizendo: "Este homem acolhe os pecadores e come com eles". 3 Então Jesus lhes contou a seguinte parábola : 4 "Quem de vós, se tiver cem ovelhas e perder uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai em busca da ovelha perdida até encontrá-la? 5 E quando a encontra, com alegria a põe nos ombros, 6 volta para casa e chama os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: 'Alegrai-vos comigo porque encontrei a ovelha perdida'. 7 Eu vos digo que também no céu haverá mais alegria por um pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão. Parábola da moeda perdida. 8 Ou se uma mulher tiver dez moedas de prata e perder uma, não acende a luz, varre a casa e procura cuidadosamente até achá-la? 9 Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas, dizendo: 'Alegrai-vos comigo, achei a moeda que tinha perdido'. 10 Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um pecador que se converte". Parábola do filho pródigo. 11 E acrescentou: "Um homem tinha dois filhos. 12 O mais jovem disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'. E o pai dividiu os bens entre eles. 13 Depois de alguns dias, o filho mais jovem juntou tudo e partiu para uma terra distante. Lá dissipou os seus bens numa vida desregrada. 14 Depois de gastar tudo, houve grande fome naquela terra e ele começou a passar necessidade. 15 Ele foi pôr-se ao serviço de um dos cidadãos daquela terra, que o mandou para os seus campos cuidar dos porcos. 16 Desejava encher o estômago com o que os porcos comiam, mas ninguém lho dava. 17 Caindo em si, disse: 'Quantos empregados do meu pai têm pão em abundância, e eu aqui morro de fome! 18 Vou partir em busca de meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra Deus e contra ti. 19 Já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados'. 20 Então se levantou e voltou para a casa do pai. Ainda longe, o pai o viu e ficou comovido. Correu-lhe ao encontro e o abraçou, cobrindo-o de beijos. 21 O filho, então, lhe disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho'. 22 Mas o pai falou para os escravos: 'Trazei depressa e vesti nele a túnica mais preciosa, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. 23 Trazei um bezerro bem gordo e matai-o. Vamos comer e nos alegrar, 24 porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado'. E começaram a festa. 25 O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, quando se aproximava da casa, ouviu a música e as danças. 26 Chamando um dos criados, perguntou do que se tratava. 27 O criado respondeu: 'Teu irmão voltou, e teu pai mandou matar o bezerro gordo porque o recuperou são e salvo'. 28 Ele ficou indignado e não queria entrar. Então o pai saiu e insistiu que entrasse. 29 Mas ele respondeu ao pai: 'Há tantos anos eu trabalho para ti, sem nunca desobedecer uma ordem tua, e nunca me deste sequer um cabrito para festejar com os meus amigos. 30 E agora que voltou este teu filho, que devorou tua fortuna com prostitutas, matas para ele o bezerro gordo'. 31 O pai lhe explicou: 'Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. 32 Mas era preciso fazer festa e alegrar-se, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida; tinha-se perdido e foi encontrado'".(Lc 15,1-32)

"". 3 E todo aquele que nele espera, purifica-se, assim como ele é puro. 4Quem peca, transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. 5 Sabeis que ele apareceu para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6 Todo aquele que permanecer nele, não peca, e todo aquele que peca não o viu nem conheceu. 7 Filhinhos, ninguém vos extravie. Quem pratica a justiça é justo assim como ele é justo. 8 Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. O Filho de Deus apareceu para isso: destruir as obras do demônio. 9 Quem nasceu de Deus não peca, porque a semente de Deus permanece nele. Não pode pecar porque nasceu de Deus. 10 Assim é que se conhecem os filhos de Deus e os filhos do diabo: Quem não pratica a justiça não é de Deus, tampouco o que não ama seu irmão. Praticar a caridade como Cristo. 11 Porque a mensagem, que desde o princípio ouvistes, é que nos amemos uns aos outros. 12 Não como Caim, que, sendo do maligno, matou o irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as obras de seu irmão justas. 13 Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14 Nós sabemos que fomos transferidos da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama, permanece na morte. 15 Quem odeia o irmão é homicida. E sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna. 16 Conhecemos o Amor no fato de ele haver dado a vida por nós. Também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Quem possuir bens deste mundo e vir o irmão passando necessidade mas lhe fechar o coração, como pode estar nele o amor de Deus? 18 Meus filhinhos, não amemos com palavras nem de boca mas com obras e verdade. 19 É assim que conheceremos que somos da verdade e nosso coração nele descansará tranqüilo. 20 Pois se nosso coração nos acusa, maior do que o coração é Deus, que sabe tudo. 21 Caríssimos, se o coração não nos acusa, temos confiança em Deus, 22 e tudo o que lhe pedirmos receberemos, porque guardamos os preceitos e fazemos o que é agradável a seus olhos. 23 O seu preceito é que creiamos no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, conforme o mandamento que nos deu. 24 Quem guarda os seus mandamentos, permanece em Deus e Deus nele. Pelo Espírito que nos deu, sabemos que ele permanece em nós."(1Jo 3,3-24)

TOPO

barra

QUANDO SOMOS TENTADOS

"O enigma da prosperidade dos ímpios 1Salmo de Asaf . Sem dúvida, Deus é bom para Israel, para os puros de coração. 2 Todavia meus pés quase resvalaram, e eu quase dei um passo em falso, 3 ao invejar os arrogantes e contemplar a prosperidade dos ímpios: 4 Até à morte não provam sofrimentos, têm o corpo bem nutrido, 5 não partilham das penas humanas nem são atormentados como os outros homens. 6 Por isso seu colar é a soberba, e seu manto, a violência. 7 Os olhos emergem-lhes das faces bem nutridas; e, no coração, ocupam-se com honrarias. 8 Zombam e falam com malícia, oprimem, falando com arrogância. 9 Abrem a boca contra o céu, e sua língua varre a terra. 10 Por isso o povo fica tão perplexo, que tudo engole como água, 11 e chega a dizer: "Acaso Deus sabe disso? O Altíssimo tem disso conhecimento?" 12 Assim são os ímpios: sempre seguros, acumulam riquezas. 13 Então para que conservei puro o coração e lavei as mãos em sinal de inocência? 14 Para que me atormento, o dia todo, e me castigo, toda manhã? 15 Continuando a falar assim, eu estaria renegando a linhagem de teus filhos. 16 Então meditei para compreendê-lo; foi tarefa penosa a meus olhos, 17 até que entrei no santuário de Deus e compreendi o destino deles. 18 Na verdade, tu os colocas em terreno escorregadio e os precipitas na ruína. 19 Como se viram arruinados num momento e acabaram consumidos pelo terror! 20 São como um sonho após o despertar: tu, Senhor, ao acordar, desprezas sua figura. 21 Quando meu coração se exasperou e os rins se dilaceraram, 22 eu era um desvairado sem entendimento, um irracional diante de ti. 23 Mas eu sempre estou contigo, tu me seguras pela mão direita, 24 tu me guias segundo teus desígnios, e no fim me arrebatarás para a glória. 25 Se tu, a quem eu tenho no céu, estás comigo, nada mais desejo na terra. 26 Embora a carne e o coração se extingam Deus é a rocha do meu coração, minha herança para sempre. 27 Eis que perecerão os que de ti se afastam, tu exterminas a todos os que te renegam. 28 Minha felicidade, ó Deus, é estar junto de ti e fazer de ti, Senhor Deus , meu refúgio, para narrar todos os teus grandes feitos." (Sl 73)

"Súplica de proteção 1Salmo de Davi. Senhor , eu te invoco: vem depressa! Presta ouvido à minha voz, quando te invoco! 2 Como incenso seja apresentada minha oração em tua presença, sejam como oferenda vespertina minhas mãos erguidas! 3 Coloca, Senhor , um guarda diante de minha boca, uma sentinela à entrada de meus lábios! 4 Não deixes meu coração inclinar-se ao mal e perpetrar ações criminosas! Em companhia de malfeitores jamais provarei de seus manjares. 5 Pode o justo, por lealdade, castigar-me: se me corrigir, isso será um bálsamo precioso, que minha cabeça não recusará. Estando eu assim em oração, em vista da hostilidade deles, 6 seus chefes se precipitaram às bandas do rochedo, embora tivessem ouvido minhas palavras amistosas. 7 Como se alguém tivesse cavado e revolvido a terra, assim estão espalhados nossos ossos à boca do abismo. 8 Por isso meus olhos se voltam para ti, Senhor , meu soberano: em ti encontro abrigo. Não deixes minha alma desfalecer! 9 Guarda-me do laço que me estenderam e das armadilhas dos malfeitores! 10 Caiam os ímpios nas próprias redes, escapando eu ileso!"(Sl 141)

"Não esquecer os benefícios divinos. 1 Tem grande cuidado de pôr em prática os mandamentos que hoje te prescrevo, para que vivas e te multipliques e entres na posse da terra que o Senhor prometeu com juramento a teus pais. 2 Lembra-te de todos os caminhos que o Senhor teu Deus te fez andar nestes quarenta anos pelo deserto, para te humilhar e te provar, para conhecer tuas intenções, e saber se observarias ou não os mandamentos. 3 Ele te afligiu, fazendo-te passar fome e depois te alimentou com o maná, desconhecido por ti e por teus pais, para te mostrar que nem só de pão vive o homem mas de tudo que procede da boca do Senhor. 4 Tuas vestes não se gastaram pelo uso nem os pés se encheram de calos durante os quarenta anos. 5 Reconhece, pois, em teu íntimo que, como um homem corrige o filho, assim o Senhor teu Deus te corrige. 6 Guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andares por seus caminhos e o temeres."(Dt8,1-6)

"Jesus vence a tentação. 1 Em seguida, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. 2 Jejuou quarenta dias e quarenta noites, e depois teve fome. 3 Aproximou-se, então, o tentador e lhe disse: "Se és filho de Deus , manda que estas pedras se transformem em pão".4 Mas Jesus respondeu: "Está escrito : Não é só de pão que vive o ser humano, mas de toda palavra que sai da boca de Deus ". 5 O diabo o levou, então, para a Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do Templo 6 e lhe falou: "Se és filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Porque está escrito : A teu respeito ordenou a seus anjos e eles te carregarão nas mãos, para não tropeçares em alguma pedra ". 7 Jesus lhe disse: "Também está escrito : Não tentarás o Senhor teu Deus ". 8 O diabo o levou ainda a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo com sua glória 9 e lhe disse: "Tudo isso te darei se, caindo por terra, me adorares". 10 Jesus, então, lhe falou: "Afasta-te, Satanás, pois está escrito : Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás". 11 Então o diabo o deixou e anjos se aproximaram para servi-lo."(Mt 4, 1-11)

"12 Feliz o homem que suportar a provação, porque, provado, receberá a coroa da vida que Deus prometeu a quem o ama. 13 Ninguém tentado diga: "É Deus quem me tenta". Deus não pode ser tentado para o mal nem tenta ninguém. 14 Cada um é tentado pela própria concupiscência que alicia e seduz. 15 Depois, a concupiscência, após conceber, dá à luz o pecado, e este, uma vez consumado, gera a morte."(Tg1,12-15)

TOPO

barra

QUANDO NÃO SABEMOS QUE RUMO TOMAR

"Os dois caminhos do homem 1 Feliz o homem que não segue o caminho dos ímpios, não envereda pelo caminho dos pecadores nem toma assento na reunião dos insolentes, 2 mas na lei do Senhor se compraz e nela medita, dia e noite! 3 É como a árvore plantada à beira das águas correntes: ela dá fruto a seu tempo, e sua folhagem não murcha; tudo que ele empreende prospera. 4 Não são assim os ímpios: são como a palha que o vento arrebata. 5 Por isso os ímpios não ficarão de pé no julgamento, nem os pecadores, na assembléia dos justos. 6 Pois conhecer o Senhor é o caminhar dos justos, o caminhar dos ímpios, porém, é sem rumo."(Sl 1)

15 Eis que hoje ponho diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16 Se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te imponho, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar para possuí-la. 17 Mas se o teu coração se desviar e não escutares, se te deixares arrastar para adorar e prestar culto a outros deuses, 18 eu vos declaro hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo sobre a terra, a cuja conquista ides, ao passar o Jordão. 19 Cito hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida para que vivas com tua descendência, 20 amando ao Senhor teu Deus, escutando sua voz e apegando-te a ele. Pois isto significa vida para ti e tua permanência estável sobre a terra que o Senhor jurou dar a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó"."(Dt 30,15-20)

"Ingratidão de Israel 1Ouvi, pois, o que diz o Senhor: "Levanta-te, abre um processo diante das montanhas, e que as colinas ouçam tua voz!" 2Ouvi, montanhas, o processo do Senhor, prestai ouvidos, fundamentos da terra, porque o Senhor abriu processo contra o seu povo, e com Israel ele disputa. 3"Meu povo, que te fiz eu? Em que te cansei? Responde-me! 4É porque eu te tirei do Egito, resgatei-te do antro da escravidão e enviei diante de ti Moisés, Aarão e Maria? 5Meu povo, lembra-te do que maquinava Balac, rei de Moab, e o que lhe respondeu Balaão filho de Beor, desde Setim até Guilgal, para que reconheças o procedimento justo do Senhor". 6 "Com que me apresentarei ao Senhor, e me inclinarei diante do Deus do céu? Poderia apresentar-me com holocaustos ou com novilhos de um ano? 7Terá o Senhor prazer nos milhares de carneiros ou nas miríades de torrentes de óleo? Darei meu primogênito por meu crime? O fruto de minhas entranhas por meu pecado?" 8 "Já te foi revelado, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige de ti: nada mais do que praticar o direito, amar a bondade e caminhar humildemente com teu Deus!"(Mq 6,1-8)

"Jesus e Nicodemos. 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um judeu importante. 2 De noite ele foi falar com Jesus e lhe disse: "Rabi, sabemos que vieste como Mestre da parte de Deus, pois ninguém pode fazer os sinais que fazes, se Deus não estiver com ele". 3 Jesus respondeu: "Na verdade eu te digo: quem não nascer do alto , não pode ver o reino de Deus". 4 Nicodemos perguntou-lhe: "Como pode nascer alguém que já é velho? Acaso pode entrar de novo no ventre da mãe e nascer?"5 Jesus respondeu: "Na verdade eu te digo: quem não nascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no reino de Deus. 6 O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu ter dito: deveis nascer do alto. 8 O vento sopra onde quer; tu ouves o barulho, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que nasceu do Espírito". 9 Nicodemos perguntou-lhe: "Como pode acontecer isso?"10 Jesus respondeu: "Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? 11 Na verdade eu te digo: falamos do que sabemos e testemunhamos o que vimos, mas não aceitais o nosso testemunho. 12 Se não acreditais quando vos falo de coisas terrenas , como haveis de acreditar se vos falar de coisas celestes? 13 Ninguém subiu ao céu senão quem desceu do céu : o Filho do homem. 14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é preciso que o Filho do homem seja levantado, 15 a fim de que todo o que nele crer tenha a vida eterna". 16 Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único , para que todo aquele que nele crer não morra mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. 19 E o julgamento consiste no seguinte: a luz veio ao mundo e as pessoas amaram mais a escuridão do que a luz, porque suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que faz o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas obras não sejam desmascaradas. 21 Mas quem pratica a verdade vem à luz, para que as obras apareçam, pois são feitas em Deus."(Jô 3,1-21)

"O poder do pecado. 14 Sabemos de fato que a Lei é espiritual mas eu sou carnal, vendido como escravo ao pecado. 15 Não entendo absolutamente o que eu faço: pois não faço aquilo que quero mas aquilo que mais detesto. 16 E, se faço o que não quero, reconheço que a Lei é boa. 17 Mas então não sou eu que faço e sim o pecado que mora em mim. 18 Sei que em mim, isto é, na minha carne, não mora o bem: pois querer o bem está em mim mas não sou capaz de fazê-lo. 19 Não faço o bem que quero e sim o mal que não quero. 20 Se faço o que não quero, já não sou eu que faço e sim o pecado que mora em mim. 21 Por conseguinte encontro em mim esta lei: quando quero fazer o bem é o mal que se encontra em mim. 22 No íntimo de meu ser amo a lei de Deus. 23 Mas sinto nos membros outra lei que luta contra a lei do espírito e me prende à lei do pecado que está nos meus membros. 24 Infeliz de mim! Quem me livrará deste corpo de morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo Nosso Senhor. Agora pois o meu eu está pelo espírito a serviço da lei de Deus enquanto pela carne serve à lei do pecado."(Rm 7,14-25)

TOPO

barra

QUANDO ACHAMOS A VIDA INUTIL E SEM SENTIDO

"Brevidade da vida humana 1Oração de Moisés, homem de Deus. Senhor, tu foste nosso abrigo, de geração em geração. 2 Antes que nascessem os montes e fossem engendrados a terra e o mundo, desde sempre e para sempre tu és Deus. 3 Reduzes o homem ao pó, dizendo: "Retornai, filhos dos homens!" 4 A teus olhos, mil anos são como o dia de ontem, que passou, e como a vigília noturna. 5 Tu os arrebatas; são como um sonho matinal, transitórios como a erva: 6 de manhã floresce e viceja, de tarde murcha e seca. 7 Sim, nós somos consumidos por tua cólera, abalados por teu furor. 8 Puseste nossas culpas diante de ti, nossos segredos à luz de tua face. 9 Assim nossos dias dissipam-se diante de tua cólera, findamos os anos como um pensamento fugaz. 10 Setenta anos é a duração de nossa vida; oitenta anos, se for vigorosa. Mas vangloriar-se disso é fadiga inútil, porque passam depressa, e nós levantamos vôo. 11 Quem chega a compreender que tua ira seja tão veemente, e tua cólera tão terrível? 12 Por isso ensina-nos a dispor de nossos dias, de modo a adquirirmos um coração sensato! 13 Volta-te, Senhor! Até quando? Tem compaixão de teus servos! 14 Sacie-nos, desde a manhã, tua misericórdia e exultaremos de alegria, todos os dias. 15 Dá-nos alegria pelos dias em que nos humilhaste, pelos anos em que provamos a desgraça! 16 Que tua obra se manifeste a teus servos, e a teus filhos o teu esplendor! 17 Desça sobre nós a bondade do Senhor nosso Deus! Consolida para nós a obra de nossas mãos, sim, consolida a obra de nossas mãos!"(Sl 90)

"Exploração e concorrência desleal. 1 Pus-me, então, a considerar todas as opressões cometidas debaixo do sol: por exemplo, quantas lágrimas dos oprimidos, sem ninguém que os console, sem ninguém que os console, quando estão sob o poder dos opressores! 2 E considerei os mortos, por já terem falecido, mais felizes que os vivos, porque estes ainda têm que levar a vida; 3 porém, mais feliz que ambos é aquele que não chegou a nascer, porque não viu a maldade que se comete debaixo do sol. 4 Observei que todo o esforço e êxito no trabalho são pura rivalidade entre parceiros. Também isso é ilusão e frustração. 5 O insensato cruza os braços e consome sua própria carne. 6 Mais vale um punhado com sossego do que dois punhados com trabalho e frustração. A solidão e seus inconvenientes. 7 Outro desengano tornei a descobrir debaixo do sol: 8 há quem viva só, sem companheiro, sem filho nem irmão; todavia, não cessa de trabalhar, nem seus olhos se fartam de riquezas: "Para quem trabalho eu e me privo de satisfações?" Também isso é ilusão e tarefa ingrata. 9 Melhor dois juntos do que um só, contanto que obtenham maior lucro de seu trabalho. 10 Se cai um, o outro pode levantá-lo. Pobre daquele que está só: se cair, não tem quem o levante. 11 Além disso, se dois dormirem juntos, aquecer-se-ão mutuamente; mas um só como há de aquecer-se? 12 Se a um sozinho dominam, dois juntos resistirão: a corda tripla não se rompe facilmente."(Ecl 4, 1-12)

. 12 Entretanto, Pedro se levantou e correu ao túmulo. Inclinando-se para olhar, só viu os lençóis e voltou para casa admirado do que tinha ocorrido. Os discípulos de Emaús. 13 Nesse mesmo dia, dois dos discípulos estavam a caminho de um povoado, chamado Emaús, distante uns doze quilômetros de Jerusalém. 14 Eles conversavam sobre todos estes acontecimentos. 15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e pôs-se a acompanhá-los. 16 Seus olhos, porém, estavam como que vendados e não o reconheceram. 17 Perguntou-lhes então: "Que conversa é essa que tendes entre vós pelo caminho?"Tristes eles pararam. 18 Tomando a palavra um deles, de nome Cléofas, respondeu: "Tu és o único peregrino em Jerusalém que ainda não sabe o que aconteceu lá nestes dias?"19 Ele perguntou: "O que foi?" Eles disseram: "A respeito de Jesus de Nazaré que tornou-se um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. 20 Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e crucificado. 21 Nós esperávamos que fosse ele quem iria libertar Israel. Agora, porém, além de tudo, já passaram três dias desde que essas coisas aconteceram. 22 É verdade que algumas de nossas mulheres nos assustaram. Elas tinham ido de madrugada ao túmulo 23 e não encontraram o corpo. Voltaram dizendo que tinham tido uma aparição de anjos e que estes afirmaram estar ele vivo. 24 Alguns dos nossos foram ao túmulo, acharam tudo como as mulheres tinham dito; mas não o viram". 25 E Jesus lhes disse: "Ó homens sem inteligência e de coração lento para crer o que os Profetas falaram. 26 Não era necessário que o Cristo sofresse tudo isso para entrar na sua glória?" 27 E, começando por Moisés e por todos os Profetas, foi explicando tudo que a ele se referia em todas as Escrituras. 28 Quando se aproximaram do povoado para onde iam, Jesus fez menção de seguir adiante. 29 Mas eles o obrigaram a parar: "Fica conosco, pois é tarde e o dia já está terminando". Ele entrou para ficar com eles. 30 E aconteceu que, enquanto estava com eles à mesa, tomou o pão, rezou a bênção, partiu-o e lhes deu. 31 Então, abriram-se os olhos deles e o reconheceram, mas ele desapareceu. 32 Disseram então um para o outro: "Não nos ardia o coração quando pelo caminho nos falava e explicava as Escrituras?"33 Na mesma hora se levantaram e voltaram para Jerusalém. Lá encontraram reunidos os Onze e seus companheiros, 34 que lhes disseram: "O Senhor ressuscitou de verdade e apareceu a Simão". 35 Eles também começaram a contar o que tinha acontecido no caminho e como o reconheceram ao partir o pão."(Lc24,12-35)

TOPO

barra

QUANDO ESTAMOS CONTRA A INJUSTIÇA E A OPRESSÃO

"Imprecação contra os opressores 1Senhor , Deus justiceiro, manifesta-te, Deus justiceiro! 2 Levanta-te, juiz da terra, paga aos soberbos o que merecem! 3 Até quando, Senhor , os ímpios, até quando os ímpios triunfarão? 4 Descarados, proferindo insolências, vão se gabando esses malfeitores? 5 Eles esmagam teu povo, Senhor , oprimem tua herança; 6 massacram a viúva e o estrangeiro, assassinam os órfãos. 7 Eles dizem: "O Senhor não o vê, o Deus de Jacó não o percebe". 8 Prestai atenção, gente insana! Insensatos, quando compreendereis? 9 Quem fixou o ouvido não ouvirá? Quem plasmou os olhos não verá? 10 Não há de punir quem educa as nações e ensina aos homens a ciência? 11 O Senhor conhece os pensamentos humanos, que não passam de sopro. 12 Feliz o homem a quem corriges, Senhor , a quem ensinas tua lei, 13 para que tenha paz nos dias maus, enquanto para o ímpio se cava a sepultura! 14 O Senhor não rejeita seu povo nem abandona sua herdade. 15 A sentença terá por norma a justiça, com o apoio de todos os corações retos. 16 Quem se levanta a meu favor contra os perversos? Quem se coloca a meu lado contra os malfeitores? 17 Se o Senhor não me tivesse auxiliado, eu já habitaria no silêncio. 18 Tão logo eu dizia: "Meu pé vacila", teu amor, Senhor , me sustentava. 19 Ainda que se multipliquem, dentro de mim, as preocupações, tuas consolações deliciam minha alma. 20 Serás cúmplice do trono criminoso que cria a miséria por decreto? 21 Atentam contra a vida do justo e condenam à morte o inocente. 22 Mas o Senhor é meu baluarte, meu Deus é minha rocha de refúgio. 23 Fará cair sobre eles sua iniqüidade e os destruirá por suas maldades; o Senhor nosso Deus os destruirá."(Sl 94)

"O rei exemplar 1Salmo de Davi . Quero cantar a misericórdia e a justiça, quero entoar um hino para ti, Senhor . 2 Quero instruir-me no caminho da perfeição: Quando virás a mim? Quero proceder com coração íntegro no interior de minha casa. 3 Não hei de propor-me um objetivo sórdido. Odeio ações criminosas: que elas não me contagiem! 4 Longe de mim o coração falso, não quero conhecer o mal. 5 A quem difama os outros, às ocultas, vou reduzi-lo ao silêncio. Olhos altivos e coração ambicioso não suportarei. 6 Só quero ver patrícios de confiança, sentados ao meu lado. Terá de andar no caminho da honestidade quem entrar a meu serviço. 7 Não ficará na minha casa quem cometer fraudes. Quem profere mentiras não terá lugar em minha presença. 8 Silenciarei, logo de manhã, todos os ímpios do país para extirpar da cidade do Senhor todos os malfeitores."(Sl 101)

"Súplica na tribulação 1 Ai de ti que devastas, mas ainda não foste devastado, que ages traiçoeiramente, mas ainda não foste traído. Quando acabares de devastar, serás devastado, quando acabares de trair, serás traído. 2Senhor , tem misericórdia de nós, pois em ti esperamos! Sê nossa força cada manhã e nosso socorro no tempo da tribulação. 3 Ao som do tumulto os povos fogem, quando te levantas, as nações se dispersam. 4 Os despojos se amontoam, como se amontoam os gafanhotos; como os gafanhotos se lançam, assim se lançam contra ela. 5 O Senhor é sublime, pois habita no alto; cumula Sião de direito e justiça. 6 E haverá segurança em teus dias. A sabedoria e o conhecimento serão um tesouro de salvação e o temor do Senhor , tua riqueza."(Is 33, 1-6)

"5Verdadeiramente o vinho é falso! Um homem arrogante não permanecerá, ainda que escancare as fauces como o Xeol, e seja insaciável como a morte; ainda que reúna para si todas as nações e congregue em seu redor todos os povos! Maldições contra o opressor 6Não entoarão, todos eles, uma sátira contra ele? Não lhe dirigirão enigmas? Dirão: Ai de quem acumula o que não é seu - até quando? - e se carrega de penhores! 7Não se levantarão, de repente, os teus credores, não despertarão os exatores? Tu serás a sua presa. 8Porque saqueaste numerosas nações, tudo o que resta dos povos te saqueará, por causa dos assassinatos e da violência feita ao país, à cidade e a todos os habitantes! 9Ai do que ajunta ganhos injustos para sua casa para colocar bem no alto seu ninho, para escapar à mão da desgraça! 10Decidiste a vergonha para tua casa: destruindo muitas nações, pecaste contra ti mesmo. 11Sim, a pedra do muro gritará e as vigas do madeiramento responderão. 12Ai do que constrói uma cidade com sangue e funda uma capital na injustiça! 13Não vem do Senhor Todo-poderoso, que os povos trabalhem para o fogo e que as nações se esforcem em vão? 14 Porque a terra será repleta do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar! 15Ai do que faz beber o seu próximo e mistura seu veneno até embriagá-lo para ver sua nudez! 16Ficaste saciado de ignomínia e não de glória! Bebe, pois, tu também, e mostra teu prepúcio! Volta-se para ti a taça da direita do Senhor e após a tua glória, a infâmia! 17Porque a violência contra o Líbano recairá sobre ti e a matança de animais te causará horror, por causa dos assassinatos e da violência feita ao país, à cidade e a todos os habitantes! 18De que serve uma escultura para que o seu artista a esculpa? Um ídolo de metal, um mestre de mentiras, para que nele confie o seu artista, construindo ídolos mudos? 19Ai daquele que diz à madeira: "Desperta!" à pedra muda: "Acorda!" Será que ele deve ensinar? Ei-lo revestido de ouro e prata, mas não há sopro de vida em seu seio. 20Mas o Senhor está no seu templo santo: silêncio em sua presença, terra inteira!"(Hab 2,5-20)

"O bom pastor. 1 Na verdade eu vos digo : quem não entra pela porta do curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2 Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 Para este o porteiro abre a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas que lhe pertencem pelo nome e as leva para fora. 4 Depois de fazer sair todas, vai na frente, e elas o seguem porque conhecem a sua voz. 5 Não seguem o estranho, mas fogem dele pois não conhecem a voz do estranho". 6 Jesus falou de modo figurado,e eles não entenderam o que queria dizer. 7 Por isso Jesus continuou: "Na verdade eu vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes , mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. 13 Assim age porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem , 15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16 Possuo ainda outras ovelhas que não são deste curral. É preciso que eu as conduza; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17 O Pai me ama porque dou minha vida para de novo a retomar. 18 Ninguém a tira de mim. Sou eu mesmo que a dou. Tenho o poder de dá-la e o poder de retomá-la. Esta é a ordem que recebi do meu Pai". 19 Surgiu de novo desacordo entre os judeus por causa dessas palavras. 20 Muitos deles diziam: "Ele está possuído de demônio e perdeu o juízo ; por que o escutais?" 21 Outros diziam: "Estas palavras não são de quem está possuído de demônio. Por acaso um demônio pode abrir os olhos aos cegos?"(Jô 10,1-21)

TOPO

barra

QUANDO ESTIVER EM PECADO

1 "Quem deu crédito ao que nos era anunciado, e a quem o braço do Senhor foi revelado? 2 Ele vegetava na sua presença como um rebento, como raiz em terra seca: Não tinha beleza nem formosura que atraísse os nossos olhares, não tinha apresentação para que desejássemos vê-lo. 3 Era desprezado, era o refugo da humanidade, homem das dores e habituado à enfermidade; era como pessoa de quem se desvia o rosto, tão desprezível que não fizemos caso dele. 4 No entanto, foi ele que carregou as nossas enfermidades, e tomou sobre si as nossas dores. E nós o considerávamos como alguém fulminado, castigado por Deus e humilhado. 5 Mas ele foi traspassado por causa das nossas rebeldias, esmagado por causa de nossos crimes; caiu sobre ele o castigo que nos salva, e suas feridas nos curaram. 6 Todos nós andávamos extraviados como ovelhas, cada um de nós se desviava para o próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. 7 Maltratado, ele se humilhava e não abria a boca; como cordeiro conduzido para o matadouro e como ovelha muda diante dos tosquiadores não abria a boca. 8 Foi eliminado por um julgamento violento, e quem se preocupa com sua sorte? De fato foi exterminado do país dos vivos, por causa da rebeldia de meu povo foi golpeado de morte. 9 Deram-lhe sepultura em meio aos ímpios e seu túmulo está com os ricos, embora não tivesse praticado violência nem houvesse falsidade em sua boca. 10 Mas o Senhor quis esmagá-lo com a doença: Se fizeres de sua vida um sacrifício expiatório, ele verá sua descendência, prolongará seus dias, e a causa do Senhor triunfará graças a ele. 11 Depois dos profundos sofrimentos, ele verá a luz, sentir-se-á satisfeito; com seu conhecimento meu Servo justo justificará a muitos, e tomará sobre si as suas iniqüidades. 12 Por isso lhe darei uma parte entre os grandes, e com os poderosos ele partilhará os despojos; é que entregou sua vida à morte e se deixou contar entre os rebeldes, quando na realidade carregava o pecado de muitos e intervinha em favor dos rebeldes."(Is 53)

"16 Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único , para que todo aquele que nele crer não morra mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. 19 E o julgamento consiste no seguinte: a luz veio ao mundo e as pessoas amaram mais a escuridão do que a luz, porque suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que faz o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas obras não sejam desmascaradas. 21 Mas quem pratica a verdade vem à luz, para que as obras apareçam, pois são feitas em Deus.'(Jô3.16-21)

TOPO

barra

QUANDO ESTIVER EM INIMIZADE

" Deveres da vida cristã. 9 Seja sincera vossa caridade. Aborrecei o mal, atendo-vos ao bem. 10 Sede cordiais no amor fraterno entre vós. Rivalizai em honrar-vos reciprocamente. 11 Não relaxeis no zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. 12 Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. 13 Socorrei as necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade. 14 Abençoai os que vos perseguem, abençoai-os e não praguejeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram. Chorai com os que choram. 16 Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas. Afeiçoai-vos às coisas modestas. Não sejais sábios a vossos próprios olhos. 17 Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Procurai o bem aos olhos de todos os homens. 18 Se for possível e na medida em que depender de vós, vivei em paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis uns dos outros, caríssimos, mas deixai agir a ira de Deus, porque está escrito: Para mim a vingança, para mim o exercício da justiça , diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber, pois, assim fazendo, amontoas brasas ardentes sobre sua cabeça. 21 Não te deixes vencer pelo mal mas triunfa do mal com o bem."(Rm 12.9,21)

TOPO

barra

QUANDO FALTAR ALEGRIA NO LAR

". 22 As mulheres casadas sejam submissas aos maridos como ao Senhor. 23 Pois o marido é cabeça da mulher como Cristo é cabeça da Igreja, seu corpo, de quem é o salvador. 24 Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. 25 Maridos, amai vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, 26 para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim os maridos devem amar suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29 Decerto, ninguém odeia sua própria carne mas a nutre e trata como Cristo faz com sua Igreja, 30 porque somos membros de seu corpo. 31Por isso deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne . 32 Grande é este mistério. Quero referir-me a Cristo e sua Igreja. 33 Quanto ao mais, ame cada qual sua mulher e ame como a si mesmo. E a mulher reverencie o marido."(Ef 5.22,33)

". 1 Vós também, mulheres, sede submissas a vossos maridos. Se alguns não obedecem à palavra, serão conquistados mesmo sem palavra, pela conduta de suas mulheres, 2 em consideração à vossa vida íntegra e reverente. 3 Não sejam vossos enfeites o que aparece externamente: cabelos frisados, jóias de ouro, vestidos elegantes, 4 mas tende os enfeites interiores e ocultos do coração, a pureza incorruptível de um espírito manso e tranqüilo. Isto é que é precioso diante de Deus. 5 Assim outrora se adornavam as santas mulheres que esperavam em Deus, obedientes a seus maridos. 6 Deste modo Sara obedecia a Abraão, chamando-o "senhor". Dela vos tornais filhas, pela prática do bem sem medo de ameaça alguma. 7 Também vós, maridos, sede compreensivos no convívio com vossas mulheres, pois são de um sexo mais fraco. Tratai-as com respeito como co-herdeiras da graça da vida para que nada impeça vossas orações. Viver em caridade fraterna. 8 Finalmente, tende todos um mesmo sentir, sede compassivos, fraternais, misericordiosos, humildes. 9 Não pagueis mal com mal nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois fostes chamados para serdes herdeiros da bênção. 10 Pois quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie a língua do mal, os lábios de proferirem falsidade. 11 Fuja do mal e pratique o bem procure a paz e a siga; 12 pois os olhos do Senhor estão sobre os justos e os ouvidos atentos à sua súplica, mas o rosto do Senhor está contra os que praticam o mal." (1Pd 3.1-12)

TOPO

barra

QUANDO FALTAR RECURSOS

"As vicissitudes do presente. 1 Tudo tem seu tempo, há um momento oportuno para cada empreendimento debaixo do céu. 2 Tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher a planta. 3 Tempo de matar, e tempo de sarar; tempo de destruir, e tempo de construir. 4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de gemer, e tempo de dançar. 5 Tempo de atirar pedras, e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar, e tempo de se separar. 6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora. 7 Tempo de rasgar, e tempo de costurar; tempo de calar, e tempo de falar. 8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. As incertezas do futuro. 9 Que aproveita trabalhar e esforçar-se? 10 Observei as tarefas que Deus impôs aos homens, para com elas se ocuparem. 11 As coisas que ele fez são todas boas no momento oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes, mas sem que o homem chegue a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza. 12 E compreendi que não há outra felicidade para o homem senão alegrar-se e assim alcançar a felicidade durante a vida. 13 Igualmente, o homem comer e beber e, mediante o seu trabalho, desfrutar da felicidade é também dom de Deus. "(Ec 3.1-13)

"1 Oh! vós todos que tendes sede, vinde às águas! Mesmo que não tenhais dinheiro, vinde! Comprai cereais e comei! Mesmo sem dinheiro ou pagamento, vinde tomar vinho e leite! 2 Por que gastais dinheiro com pão que não alimenta, o fruto de vosso trabalho com alimento que não mata a fome? Antes prestai-me muita atenção, para comerdes coisas gostosas e saboreardes iguarias suculentas! 3 Prestai-me ouvidos e vinde a mim, escutai-me e vivereis! Vou concluir convosco uma aliança duradoura, os benefícios prestados a Davi, que são irrevogáveis. 4 Assim como fiz dele uma testemunha para os povos, um chefe e soberano sobre as nações, 5 do mesmo modo tu chamarás um povo que não conhecias, e um povo que não te conhecia correrá para junto de ti, por causa do Senhor teu Deus e do Santo de Israel, pois ele te glorifica. 6 Buscai o Senhor, enquanto se deixa encontrar, invocai-o, enquanto está perto! 7 O ímpio abandone seu caminho e o malvado os seus planos; volte ao Senhor , e ele se compadecerá, volte ao nosso Deus, pois ele perdoa generosamente. 8 Pois meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os vossos caminhos não são os meus caminhos -oráculo do Senhor . 9 Quanto o céu é mais alto que a terra, tanto os meus caminhos estão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos."(Is 55-9)

TOPO

barra

QUANDO SENTIMOS DIFICULDADE EM PERDOAR ALGUÉM

"De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram,o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês."(Mt6, 14-15)

"Das profundezas eu clamo para ti, Javé: Senhor, ouve o meu grito! Que os teus ouvidos estejam atentos Ao meu pedido por graça! Javé, se levas em conta as culpas, Quem poderá resistir? Mas de ti vem o perdão, E assim infundes respeito. Minha alma espera em Javé, Espera em sua palavra. Minha alma aguarda o Senhor, Mais que os guardas pela aurora. Mais que os guardas pela aurora, Aguarde Israel a Javé. Pois de Javé vêm a graça E a redenção em abundância. Ele vai redimir Israel De todas as suas culpas."(SL 130)

"A parábola da ovelha perdida. 1 Todos os publicanos e os pecadores se aproximavam de Jesus para ouvi-lo. 2 Os fariseus e escribas resmungavam, dizendo: "Este homem acolhe os pecadores e come com eles". 3 Então Jesus lhes contou a seguinte parábola : 4 "Quem de vós, se tiver cem ovelhas e perder uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai em busca da ovelha perdida até encontrá-la? 5 E quando a encontra, com alegria a põe nos ombros, 6 volta para casa e chama os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: 'Alegrai-vos comigo porque encontrei a ovelha perdida'. 7 Eu vos digo que também no céu haverá mais alegria por um pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão. Parábola da moeda perdida. 8 Ou se uma mulher tiver dez moedas de prata e perder uma, não acende a luz, varre a casa e procura cuidadosamente até achá-la? 9 Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas, dizendo: 'Alegrai-vos comigo, achei a moeda que tinha perdido'. 10 Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um pecador que se converte". Parábola do filho pródigo. 11 E acrescentou: "Um homem tinha dois filhos. 12 O mais jovem disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'. E o pai dividiu os bens entre eles. 13 Depois de alguns dias, o filho mais jovem juntou tudo e partiu para uma terra distante. Lá dissipou os seus bens numa vida desregrada. 14 Depois de gastar tudo, houve grande fome naquela terra e ele começou a passar necessidade. 15 Ele foi pôr-se ao serviço de um dos cidadãos daquela terra, que o mandou para os seus campos cuidar dos porcos. 16 Desejava encher o estômago com o que os porcos comiam, mas ninguém lho dava. 17 Caindo em si, disse: 'Quantos empregados do meu pai têm pão em abundância, e eu aqui morro de fome! 18 Vou partir em busca de meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra Deus e contra ti. 19 Já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados'. 20 Então se levantou e voltou para a casa do pai. Ainda longe, o pai o viu e ficou comovido. Correu-lhe ao encontro e o abraçou, cobrindo-o de beijos. 21 O filho, então, lhe disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho'. 22 Mas o pai falou para os escravos: 'Trazei depressa e vesti nele a túnica mais preciosa, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. 23 Trazei um bezerro bem gordo e matai-o. Vamos comer e nos alegrar, 24 porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado'. E começaram a festa. 25 O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, quando se aproximava da casa, ouviu a música e as danças. 26 Chamando um dos criados, perguntou do que se tratava. 27 O criado respondeu: 'Teu irmão voltou, e teu pai mandou matar o bezerro gordo porque o recuperou são e salvo'. 28 Ele ficou indignado e não queria entrar. Então o pai saiu e insistiu que entrasse. 29 Mas ele respondeu ao pai: 'Há tantos anos eu trabalho para ti, sem nunca desobedecer uma ordem tua, e nunca me deste sequer um cabrito para festejar com os meus amigos. 30 E agora que voltou este teu filho, que devorou tua fortuna com prostitutas, matas para ele o bezerro gordo'. 31 O pai lhe explicou: 'Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. 32 Mas era preciso fazer festa e alegrar-se, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida; tinha-se perdido e foi encontrado'". (Lc.15)

"Deus perdoa aos ninivitas. 1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas uma segunda vez: 2"Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e anuncia-lhe a mensagem que eu te disser". 3Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma cidade muito grande: eram necessários três dias para percorrê-la. 4Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia. Pregou, então, dizendo: "Ainda quarenta dias e Nínive será destruída". 5Os homens de Nínive creram em Deus, convocaram um jejum e vestiram-se de sacos, desde o maior até o menor. 6E a notícia chegou ao rei de Nínive. Ele levantou-se do trono, tirou o manto, cingiu-se com um saco e assentou-se sobre a cinza. 7Em seguida fez proclamar em Nínive como decreto do rei e de seus grandes: "Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, invocarão a Deus com vigor e cada qual se converterá de seu caminho perverso e da violência que está em suas mãos. 9Quem sabe? Talvez Deus volte atrás, arrependa-se e revogue o ardor de sua cólera, de modo que não pereçamos! 10Deus viu suas obras, como eles se converteram de seu caminho perverso, e se arrependeu do mal que lhes ameaçara fazer, e não o fez."(Jn 3)

"23 Por isso o reino dos céus se assemelha a um rei que quis ajustar contas com os seus servos. 24 Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que devia uma enorme fortuna. 25 Como não tivesse com que pagar, o senhor ordenou que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo que tinha, para pagar a dívida. 26 Mas o servo caiu de joelhos diante do senhor e disse: 'Senhor, tem paciência comigo e te pagarei tudo'. 27 Compadecido, o senhor o deixou ir embora e lhe perdoou a dívida. 28 Esse servo, ao sair dali, encontrou um de seus companheiros de trabalho, que lhe devia cem moedas de prata. Agarrou-o pelo pescoço e sufocava-o, dizendo: 'Paga o que deves'! 29 De joelhos, o companheiro suplicava: 'Tem paciência comigo e te pagarei tudo'. 30 Mas ele não concordou e o fez ir para a cadeia até pagar a dívida. 31 Ao verem isso, seus companheiros ficaram muito tristes e foram contar ao senhor tudo que havia acontecido. 32 Então o senhor o chamou e lhe disse: 'Servo miserável, eu te perdoei toda aquela dívida porque me suplicaste. 33 Não devias também tu ter compaixão do teu companheiro como eu tive de ti?'34 Irado, o senhor o entregou aos carrascos até que pagasse toda a dívida. 35 Assim também fará convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar seu irmão de todo o coração". (Mt 18,23-35)

"Acima de tudo a caridade.1 Se falar as línguas de homens e anjos, mas não tiver a caridade, sou como bronze que soa ou tímpano que retine.2 E se possuir o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e toda a ciência e alcançar tanta fé que chegue a transportar montanhas, mas não tiver a caridade, nada sou.3 E se repartir toda a minha fortuna e entregar meu corpo ao fogo mas não tiver a caridade nada disso me aproveita.4 A caridade é paciente, a caridade é benigna, não é invejosa; a caridade não é orgulhosa, não se ensoberbece; 5 não é descortês, não é interesseira, não se irrita, não guarda rancor; 6 não se alegra com a injustiça mas se compraz com a verdade; 7 tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo tolera. 8 A caridade nunca acabará; as profecias? terão fim; as línguas? cessarão; a ciência? terminará.9 Pois nosso conhecimento é imperfeito e assim também a profecia.10 Mas quando chegar a consumação, desaparecerá o imperfeito. 11 Quando era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança;12 quando cheguei a ser homem, deixei as coisas de criança agora inúteis. No presente vemos por um espelho e obscuramente; então veremos face a face. No presente conheço só em parte; então conhecerei como sou conhecido. 13 No presente permanecem estas três: fé, esperança e caridade; delas, porém, a mais excelente é a caridade."(1 Cor 13,1,13)

TOPO

barra

QUANDO DEUS NOS PARECE DISTANTE

"Louvor à onisciência divina 1Ao regente do coro. Salmo de Davi. Senhor, tu me sondas e me conheces: 2 sabes quando me sento e quando me levanto, de longe vês meus pensamentos. 3 Consignas minha caminhada e meu descanso e cuidas de todos os meus caminhos. 4 Não chegou a palavra à minha língua, e tu, Senhor , já a conheces toda. 5 Abranges meu passado e meu futuro, e sobre mim repousas tua mão. 6 Tal conhecimento é para mim demasiado misterioso, tão sublime que não posso atiná-lo. 7 Aonde irei para estar longe de teu espírito? Aonde fugirei para estar longe de tua face? 8 Se eu escalar os céus, aí estás; se me deitar no abismo, também aí estás. 9 Se me apossar das asas da aurora e for morar nos confins do mar, 10 também aí tua mão me conduz, tua destra me segura. 11 Se eu disser: "Envolvam-me as trevas e, à minha volta, a luz se faça noite", 12 as trevas não são escuras para ti: a noite é clara como o dia, e as trevas como a luz. 13 Tu plasmaste meus rins, teceste-me no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, porque fui feito tão grande maravilha. Prodigiosas são tuas obras; sim, eu bem o reconheço. 15 Meus ossos não te eram encobertos, quando fui formado ocultamente e tecido nas profundezas da terra. 16 Ainda embrião, teus olhos já me viam; foram registrados em teu livro todos os dias prefixados, antes que um só deles existisse. 17 Quão insondáveis, ó Deus, são para mim teus desígnios, quão grande é sua soma! 18 Pensava eu em contá-los, mas eram mais numerosos que a areia. Adverti, então, que todavia estou contigo. 19 Quisera, meu Deus, que exterminasses os ímpios - "Assassinos, afastai-vos de mim!" -, 20 porque eles te invocam para tramar intrigas, cometendo perjúrio, como inimigos teus. 21 Porventura não devo odiar, Senhor , os que te odeiam, abominar os que se insurgem contra ti? 22 Odeio-os com ódio implacável, e eles se tornaram meus próprios inimigos. 23 Sonda-me, ó Deus, e conhecerás meu coração! Examina-me, e conhecerás meus pensamentos! 24 Vê se estou no caminho da perdição e conduze-me pelo caminho perene!"(Sl 139)

"25 Por isso vos digo : Não vos preocupeis com vossa vida, com o que comereis, nem com o corpo, com o que vestireis. Não será a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes? 26 Olhai os pássaros do céu: não semeiam, nem colhem, nem guardam em celeiros, mas o Pai celeste os alimenta. E vós não valeis muito mais do que eles? 27 Quem de vós, com suas preocupações, pode aumentar a duração de sua vida de um momento sequer? 28 E por que vos preocupais com as vestes? Observai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam. 29 Mas eu vos digo que nem Salomão com toda a sua glória se vestiu como um deles. 30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, gente de pouca fé! 31 Por isso não vos preocupeis, dizendo: 'O que vamos comer? O que vamos beber? Com que nos vamos vestir?'32 São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. 33 Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas de acréscimo. 34 Não vos preocupeis com o dia de amanhã. O dia de amanhã terá suas próprias dificuldades. A cada dia basta o seu peso."(Mt 6, 25-34)

"4 Alegrai-vos sempre no Senhor, repito: alegrai-vos. 5 Vossa bondade seja conhecida de todos os homens. O Senhor está perto. 6 Não vos inquieteis por coisa alguma. Em todas as circunstâncias apresentai a Deus vossas necessidades em oração e súplica, acompanhadas de ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede toda inteligência, haverá de guardar vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus. 8No mais, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é justo, tudo que há de puro, tudo que há de amável, tudo que há de louvável, tudo que seja virtude ou digno de louvor, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. 9 E praticai o que aprendestes e recebestes, ouvistes e observastes em mim, e o Deus da paz estará convosco."(Fl 4,4-9)

TOPO

barra

QUANDO NESSECITAMOS DE CONFIANÇA E REFÚGIO

"Oração de confiança nas perseguições 1Salmo de Davi, quando fugia do filho Absalão . 2Senhor , como se multiplicaram meus inimigos! Quantos se levantam contra mim! 3 Quantos dizem a meu respeito: "Não há para ele salvação em Deus!" Pausa. 4 Mas tu, Senhor , és um escudo ao meu redor, és minha glória e manténs erguida minha cabeça. 5 Se clamo, invocando o Senhor , ele me responde do monte santo. Pausa . 6 Posso deitar-me, dormir e despertar, pois é o Senhor quem me ampara. 7 Não temo a numerosa turba que me cerca com hostilidade. 8 Levanta-te, Senhor! Salva-me, ó Deus meu! Pois tu golpeias no rosto todos os inimigos e quebras os dentes dos ímpios. 9 De ti, Senhor , vem a salvação e a bênção sobre teu povo. Pausa."(Sl 3)

"Confiança do justo em perigo 1De Davi . O Senhor é minha luz e minha salvação: a quem temerei? O Senhor é a fortaleza de minha vida: perante quem tremerei? 2 Quando malfeitores me assaltam para devorar minha carne, são eles, meus adversários e inimigos, que tropeçam e caem. 3 Se um exército acampar contra mim, meu coração não temerá; se uma batalha se travar contra mim, mesmo assim estarei tranqüilo. 4 Uma só coisa peço ao Senhor e só esta procuro: habitar na casa do Senhor , todos os dias de minha vida, para contemplar os encantos do Senhor e meditar em seu templo, 5 pois ele me resguardará em seu abrigo, no dia da desgraça; ele me ocultará no recesso de sua tenda, e me erguerá sobre um rochedo. 6 E então minha cabeça será exaltada sobre os inimigos que me cercam. Em sua tenda poderei oferecer sacrifícios de regozijo e cantar um salmo ao Senhor . 7Senhor , escuta o grito de meu apelo, tem piedade e responde-me! 8 A ti fala meu coração, meus olhos te procuram; eu busco tua face, Senhor . 9 Não me ocultes tua face nem rechaces com ira teu servo, tu que és meu amparo! Não me rejeites, não me abandones, Deus de minha salvação! 10 Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá. 11 Mostra-me, Senhor , o caminho e conduze-me pela vereda segura, por causa dos que se emboscaram contra mim! 12 Não me entregues à sanha dos adversários, pois levantaram-se contra mim falsas testemunhas, e um boato de violência. 13 Tenho certeza de experimentar a bondade do Senhor na terra dos vivos. 14 Espera no Senhor! Sê forte e corajoso, e espera no Senhor!"(Sl 27)

"1Ao regente do coro. Poema didático dos filhos de Coré. 2 Como a corça suspira pelas correntes de água, assim minha alma suspira por ti, meu Deus. 3 Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando entrarei para ver a face de Deus? 4 As lágrimas são meu pão, dia e noite, enquanto me repetem, todo o dia: "Onde está o teu Deus?" 5 Recordo outros tempos - para desafogo de minha alma - quando andava entre as turbas, peregrinando ao templo de Deus, entre brados de alegria e de louvor da multidão em festa. 6 Por que estás abatida, ó minha alma, e gemes dentro de mim? Espera em Deus! Ainda o aclamarei: "Salvação da minha face e meu Deus!" 7 Minha alma está abatida dentro de mim; contudo me lembro de ti, nas terras do Jordão e do Hermon, no monte Misar. 8 Um vagalhão por outro chama, ao fragor das ressacas. Todas as vagas e ondas passaram sobre mim. 9 De dia o Senhor use de misericórdia! De noite cantarei uma prece a Deus, que é minha vida. 10 Direi a Deus, meu rochedo: "Por que me esqueceste? Por que ando triste, pela opressão do inimigo?" 11 Quando meus ossos se esfacelam, os adversários me insultam, perguntando-me, todo o dia: "Onde está o teu Deus?" 12 Por que estás abatida, ó minha alma, e gemes dentro de mim? Espera em Deus! Ainda o aclamarei: "Salvação da minha face e meu Deus!"(Sl 42)

"Confiança em Deus na angústia 1Ao regente do coro. Segundo a melodia "A pomba dos potentados distantes". Elegia de Davi, quando os filisteus o prenderam em Gat. 2 Tem piedade de mim, ó Deus, porque os homens me calcam aos pés! Todo dia, os agressores me oprimem; 3 os adversários me calcam aos pés, todo dia. Sim, são muitos os que me combatem impiedosamente. 4 Quando sinto medo, confiante, a ti me dirijo. 5 De Deus celebro a promessa, em Deus confio e não temo: o que poderá fazer-me um mortal? 6 Continuamente escarnecem de minhas palavras e só pensam em meu dano. 7 Ajuntam-se em bando para me espiar, vigiam todos os meus passos para atentar contra minha vida. 8 Encaminha-os para a desgraça! Ó Deus, derruba os povos com ira! 9 Anotaste minha vida errante. Recolhe agora minhas lágrimas em teu odre! Não deverá constar tudo em teu livro? 10 Então retrocedem meus inimigos, quando eu clamar: Isto eu sei: Deus está por mim. 11 De Deus celebro a promessa, celebro a promessa do Senhor . 12 Em Deus confio e não temo: o que poderá fazer-me um homem? 13 Assumo, ó Deus, os votos que te fiz vou pagar-te com sacrifícios de ação de graças, 14 porque arrancaste da morte minha vida e do tropeço meus pés, para que eu pudesse andar na presença de Deus, à luz da vida."(Sl 56)

"Súplica do rei no exílio 1Ao regente do coro. Com instrumentos de corda. De Davi. 2 Ó Deus, ouve meu clamor, atende à minha prece! 3 Invoco-te desde os confins da terra, com o coração abatido: até à rocha inacessível, sê meu guia 4 porque tu és meu refúgio, o bastião contra o inimigo. 5 Eu quisera sempre morar em tua tenda e refugiar-me sob o abrigo de tuas asas. Pausa . 6 Tu, ó Deus, escutaste meus votos e liberaste a herança dos que temem teu nome. 7 Acrescenta mais dias aos dias do rei: seus anos alcancem várias gerações, 8 e ele ocupe o trono para sempre diante de Deus! Ordena que o amor e a fidelidade o protejam! 9 Assim cantarei, sem cessar, teu nome para cumprir meus votos, dia após dia."(Sl 61)

"O homem à procura de Deus 1Salmo de Davi, quando ele estava no deserto de Judá . 2 Ó Deus, tu és meu Deus; a ti procuro, de ti tem sede minha alma; minha carne por ti anseia como a terra ressequida, sequiosa, sem água. 3 Assim te contemplo no santuário, vendo teu poder e glória. 4 Porque teu amor vale mais que a vida, meus lábios te louvarão. 5 Sim, eu te bendirei durante a vida, ao teu nome erguerei as mãos. 6 Como se deleita minha alma na grande fartura, assim, com o júbilo nos lábios, minha boca te louva. 7 Se penso em ti, no leito, se, nas vigílias, medito em ti, 8 é porque tu foste meu auxílio, e à sombra de tuas asas posso cantar de júbilo. 9 Tenho a alma apegada a ti, e tua destra me ampara. 10 Mas os que intentam tirar-me a vida desçam às profundezas da terra! 11 Sejam entregues ao fio da espada, ficando como presa dos chacais! 12 O rei, porém, se alegrará em Deus; os que juram por ele, felicitar-se-ão, pois será fechada a boca dos mentirosos."(Sl 63)

"1 "Escutai, ó céus, que vou falar, e a terra ouça as palavras de minha boca. 2 Caia aos pingos, como chuva, minha doutrina. Goteje, como orvalho, meu discurso, qual chuvisco sobre as ervas e como aguaceiro sobre as pastagens. 3 Pois vou celebrar o nome do Senhor: Dai glória a nosso Deus! 4 Ele é o Rochedo! Perfeita, sua obra, justiça, todos os seus caminhos! É Deus de lealdade e não de falsidade! Ele é justo e reto."(Dt 32,1-4)

"11 Eu vos garanto que dentre os nascidos de mulher ninguém é maior do que João Batista. Mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. 12 Desde os dias de João Batista até agora , o reino dos céus sofre violência e os violentos são os que o conquistam. 13 Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14 E se quiserdes aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15 Quem tiver ouvidos, que ouça. 16 Com quem hei de comparar a geração de hoje? Parecem meninos que ficam sentados nas praças gritando uns para os outros: 17 'Tocamos para vós a flauta e não dançastes, cantamos lamentações e não batestes no peito'. 18 Pois veio João, que não comia nem bebia , e dizem: 'Está possuído do demônio'. 19 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: 'Olhem! Um comilão e um beberrão de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores'. E no entanto a Sabedoria é reconhecida como justa por suas obras". Ai das cidades incrédulas. 20 Então começou a censurar as cidades em que se realizou a maioria de seus milagres, por não se terem convertido: 21 "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Pois, se em Tiro e Sidônia houvessem sido feitos os milagres que foram feitos no meio de vós, há muito estariam vestidas de luto e cobertas de cinza, em sinal de conversão. 22 Digo-vos, pois: No dia do juízo, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos rigor do que vós. 23 E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não, até ao inferno serás precipitada! Porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que no meio de ti foram feitos, até hoje ela existiria. 24 Digo-vos, pois: No dia do juízo, a terra de Sodoma será tratada com menos rigor do que tu". Vinde a mim e vos aliviarei. 25 Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim vós todos, que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas. 30 Pois meu jugo é suave e meu peso é leve".(Mt 11,11-30)

TOPO

barra

QUANDO ACHAMOS QUE NÃO ADIANTA REZAR

"Exortação à confiança em Deus 1Ao regente do coro. Com instrumentos de corda. Salmo de Davi. 2 Responde ao meu clamor, Deus de justiça! tu, que no aperto me alargaste o espaço, tem piedade de mim e escuta minha oração! 3 Até quando, ó homens, para opróbrio de minha honra, preferireis a ilusão e recorrereis à mentira? Pausa. 4 Sabei que o Senhor opera maravilhas em quem é fiel! O Senhor me escuta, quando o invoco. 5 Quando vos indignardes, não pequeis, mas meditai durante o repouso e silenciai! Pausa. 6 Oferecei os sacrifícios prescritos e confiai no Senhor ! 7 Muitos dizem: "Quem nos fará experimentar felicidade? pois a luz de tua face, Senhor , fugiu de nós". 8 Mas tu deste ao meu coração mais alegria do que outros têm na fartura de trigo e vinho. 9 Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Senhor , me fazes viver em segurança."(Sl 4)

"Oração de um penitente 1Ao regente do coro. Na oitava corda. Salmo de Davi. 2Senhor , não me repreendas com ira, não me corrijas com cólera! 3 Tem piedade de mim, Senhor , porque desfaleço! Cura-me, Senhor , porque estremecem meus ossos! 4 Todo o meu ser está abalado. E tu, Senhor , até quando? 5 Volta, Senhor , liberta minha alma! Salva-me por tua misericórdia, 6 porque entre os mortos não há quem se lembre de ti. Quem te louvará na mansão dos mortos? 7 Estou esgotado de tanto gemer; todas as noites inundo de pranto minha cama, rego com lágrimas meu leito. 8 Meus olhos se anuviam de pesar, desgastados por causa de tantos inimigos. 9 Afastai-vos de mim, malfeitores, porque o Senhor ouviu a voz de meu pranto! 10 O Senhor ouviu minha súplica, o Senhor acolherá minha oração. 11 Que todos os inimigos fiquem confusos e apavorados e recuem, corridos de vergonha!"(Sl 6)

"Jesus ensina a rezar. 1 Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos discípulos lhe pediu: "Senhor, ensina-nos a rezar como João ensinou a seus discípulos". 2 Ele lhes disse: "Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino. 3 Dá-nos cada dia o pão necessário ; 4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todos que nos ofenderam, e não nos deixes cair em tentação". Pedir com perseverança. 5 Jesus acrescentou: "Se algum de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6 pois um amigo meu chegou de viagem e não tenho nada para oferecer', 7 e ele responder lá de dentro: 'Não me incomodes, a porta já está fechada e eu e meus filhos já estamos deitados; não posso me levantar para te dar os pães'. 8 Eu vos digo: Se ele não se levantar e não lhe der os pães por ser seu amigo, ao menos se levantará por causa do incômodo e lhe dará quantos necessitar. Pedir com confiança. 9 Digo-vos, pois: Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos abrirão. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, se abre. 11 Que pai dentre vós dará uma pedra a seu filho que pede um pão? Ou lhe dará uma cobra se ele pedir um peixe? Ou se pedir um ovo lhe dará um escorpião? 13 Se, pois, vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que pedirem!"(Lc 11,1-13)

"A oração de Jesus. 1 Jesus disse estas coisas e depois, levantando os olhos para o céu, acrescentou : "Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti. 2 Pois lhe conferiste poder sobre toda criatura humana, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe deste. 3 Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste. 4 Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer. 5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que tive contigo antes que o mundo fosse criado 6 Revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eram teus e tu os deste a mim; e eles guardaram a tua palavra. 7 Agora reconheceram que todas as coisas que me deste procedem de ti, 8 porque lhes transmiti as palavras que me confiaste e eles as receberam; reconheceram verdadeiramente que saí de junto de ti e creram que me enviaste. 9 Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo mas pelos que me deste, porque são teus. 10 Pois tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado. 11 Já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um como nós. 12 Enquanto estava com eles, eu conservava em teu nome aqueles que me deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu a não ser o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas agora vou para junto de ti, e falo estas coisas no mundo para que eles compartilhem de minha alegria plenamente. 14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou porque não são do mundo, como também eu não sou do mundo. 15 Não estou pedindo que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como eu também não sou do mundo. 17 Consagra-os na verdade: a tua palavra é verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 Em favor deles eu mesmo me consagro, para que também eles sejam consagrados na verdade. 20 Não rogo apenas por eles mas por todos aqueles que acreditarem em mim pela sua palavra. 21 Que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que eles estejam em nós, e o mundo creia que tu me enviaste. 22 Dei-lhes a glória que tu me deste, a fim de que sejam um como nós somos um. 23 Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e o mundo conheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim. 24 Pai, quero que os que me deste estejam também comigo onde eu estiver, para que vejam esta minha glória que me deste, porque me amaste antes da criação do mundo. 25 Pai justo, mesmo se o mundo não te conheceu, eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste. 26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles".(Jô 17)

TOPO

barra

QUANDO ESTAMOS DOENTES

"Oração de um pecador penitente 1Salmo de Davi. Em comemoração. 2Senhor , não me repreendas com ira, não me corrijas com cólera! 3 Cravaram-se em mim tuas flechas, tua mão abateu-se sobre mim. 4 Não há parte ilesa na minha carne, por causa de tua ira; não há parte sã nos meus ossos, por causa de meu pecado, 5 pois minhas faltas sobrepujam minha cabeça e, como um fardo pesado, excedem minhas forças. 6 Minhas chagas são pútridas e purulentas, devido à minha insensatez. 7 Ando encurvado e todo abatido; o dia inteiro, arrasto-me, sombrio, 8 pois os rins estão acometidos de febre, e não há parte ilesa na minha carne. 9 Estou esgotado e, ao extremo, alquebrado; solto rugidos por causa das mágoas do coração. 10 Senhor, todos os meus suspiros estão diante de ti, e não te são ocultos meus gemidos. 11 O coração palpita, as forças me abandonam, até a luz dos meus olhos se apaga. 12 Os amigos e companheiros recuam diante da minha chaga, os parentes se mantêm à distância. 13 Armam laços os que atentam contra minha vida, os que me querem mal anunciam desgraça e, todo dia, propalam calúnias. 14 Mas eu, como um surdo, não ouço; como um mudo, não abro a boca. 15 Sou como um homem que não entende e não tem réplica na boca. 16 Em ti, Senhor, espero: tu responderás, Senhor meu Deus. 17 Eu disse: "Não se alegrem à minha custa nem triunfem sobre mim, quando meu pé vacilar!" 18 Estou a ponto de cair, e a dor sempre me acompanha. 19 Sim, confesso minha culpa, estou aflito em razão do meu pecado. 20 Os inimigos, cheios de vida, são poderosos, e numerosos os que me odeiam injustamente, 21 os que me pagam o bem com o mal, os que me atacam, quando procuro o bem. 22 Não me abandones, Senhor! Meu Deus, não fiques tão longe! 23 Vem depressa em meu socorro, Senhor, minha salvação!"(Sl 38)

"Súplica em doença grave 1Cântico. Salmo dos filhos de Coré. Ao regente do coro. Canto alternado para a dança. Poema didático de Hemã, o ezraíta . 2Senhor , Deus de minha salvação, de dia e de noite clamo a ti. 3 Chegue à tua presença minha súplica, presta ouvidos ao meu lamento! 4 Pois minha alma está saturada de amarguras, minha vida está à beira do abismo. 5 Contado entre os que descem ao fosso, sou como um homem alquebrado; 6 relegado aos mortos, sou como os trucidados que jazem na tumba e dos quais não há mais lembrança, porque foram arrancados de tua mão. 7 Tu me depositaste à beira do fosso mais profundo e das trevas abismais, 8 e, porque pesa sobre mim a tua cólera, encrespaste todos os teus vagalhões. Pausa. 9 Afastaste de mim os meus amigos e me tornaste para eles um espantalho. Estou preso, sem poder sair; 10 meus olhos anuviam-se de pesar. Todo o dia te invoco, Senhor , estendendo para ti minhas mãos. 11 Farás, acaso, um milagre pelos mortos? Levantar-se-ão as sombras para louvar-te? Pausa . 12 Tua lealdade será anunciada no sepulcro, ou no inferno, tua fidelidade? 13 Teu milagre será conhecido nas trevas, e tua justiça, na região do esquecimento? 14 Por isso clamo por ti, Senhor , por auxílio; de manhã minha súplica já está diante de ti. 15 Por que, Senhor , rejeitas minha alma e escondes de mim tua face? 16 Sou infeliz e enfermo desde criança; suportei o terror, estou aturdido. 17 Teu furor passou sobre mim, e os terrores me aniquilaram; 18 cercam-me como as águas, todo o dia, envolvem-me totalmente. 19 Afastaste de mim amigos e conhecidos; por familiares tenho as trevas."(Sl 88)

"1Oração de um infeliz que, ao desfalecer, expõe seu lamento diante do Senhor . 2Senhor , ouve minha oração, chegue a ti meu grito! 3 Não escondas tua face no dia da desgraça! Presta-me ouvidos! Quando te invoco, responde-me depressa! 4 Porque meus dias dissipam-se como fumaça; os ossos ardem como um braseiro, 5 e o coração está ressequido como erva cortada; esqueço-me até de comer o pão. 6 Meus gemidos são tão veementes, que meus músculos aderem aos ossos. 7 Sou como o pelicano na estepe, como a coruja entre as ruínas. 8 Fico de vigília: tornei-me qual pássaro solitário no telhado. 9 Todo dia, os inimigos me ultrajam e, furiosos, praguejam contra mim. 10 Em vez de pão alimento-me de cinza, e lágrimas misturo à minha bebida. 11 Por causa de tua indignação e de teu furor, tu me ergueste e me arrojaste ao chão. 12 Meus dias são como a sombra que se alonga, estou ressequido como a erva. 13 Mas tu, Senhor , estás entronizado para sempre e serás lembrado, de geração em geração. 14 Erguer-te-ás e terás misericórdia de Sião, porque já é tempo de teres piedade; sim, o momento chegou. 15 Suas pedras, teus servos as veneram; até do pó eles se compadecem. 16 Os pagãos temerão teu nome, Senhor , e todos os reis da terra, tua glória, 17 quando o Senhor reconstruir Sião e aparecer em sua glória, 18 quando se voltar para a oração dos despojados e não desprezar sua súplica. 19 Escreva-se isto para a geração futura e um povo restaurado louvará o Senhor : 20 "O Senhor se debruçou do alto de seu santuário, para, do céu, contemplar a terra, 21 ouvir os lamentos dos cativos e libertar os condenados à morte, 22 para que, em Sião, se proclame o nome do Senhor , e seu louvor em Jerusalém, 23 ao se reunirem os povos e os reinos para servir, unânimes, o Senhor ". 24 Ele abateu minhas forças no caminho, abreviou meus dias. 25 "Meu Deus - disse eu -, não me arrebates na metade dos meus dias! em atenção a teus anos, que duram por todas as gerações". 26 Estabeleceste a terra desde o início, e os céus são obra de tuas mãos. 27 Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se desgastarão como um manto; tu os trocarás como um traje, e eles serão mudados; 28 tu, porém, és sempre o mesmo, e teus anos não tem fim. 29 Viverão os filhos de teus servos, e seus descendentes ainda continuarão em tua presença."(Sl 102)

TOPO

barra

QUANDO CONSEGUIMOS SAIR VITORIOSOS NUMA DIFICULDADE OU REIVINDICAÇÃO

"Ação de graças pela salvação 1Ao regente do coro. De Davi, servo do Senhor, que dirigiu ao Senhor as palavras deste canto, no dia em que o Senhor o livrou da mão de todos os inimigos e do poder de Saul. 2Disse então: Ardentemente eu te amo, Senhor , minha força, 3Senhor, minha rocha, minha fortaleza e meu refúgio, meu Deus, rochedo em que abrigo, meu escudo, meu penedo de salvação, meu baluarte! 4 Invoco o Senhor , que é digno de ser louvado, e dos inimigos serei salvo. 5 Cercavam-me laços funestos, apavoravam-me torrentes traiçoeiras, 6 envolviam-me laços infernais, esperavam-me ciladas da morte, 7 quando, no perigo, invoquei o Senhor , pedindo socorro ao meu Deus. Do templo ele ouviu minha voz, e meu grito de socorro chegou aos seus ouvidos. 8 Então a terra abalou-se e tremeu, as bases das montanhas estremeceram e oscilaram, porque ele ardeu em cólera. 9 De suas narinas irrompia fumaça; de sua boca, um fogo voraz de carvões acesos. 10 Então ele inclinou os céus e desceu, com densas nuvens sob os pés. 11 Sentado num querubim, voava, pairando sobre as asas do vento. 12 Das trevas fez um véu à sua volta; sua tenda: o escuro aguaceiro de densas nuvens. 13 Do fulgor de sua presença passaram pelas nuvens granizo e carvões ardentes. 14 Então o Senhor trovejou nos céus, e o Altíssimo fez ressoar sua voz: granizo e carvões ardentes. 15 Disparou suas flechas e as dispersou, multiplicou os raios e os disseminou. 16 Apareceu o fundo do mar, e os fundamentos do orbe ficaram expostos ante tuas ameaças, Senhor , ante o sopro impetuoso de tua cólera. 17 Debruçou-se do alto e segurou-me para tirar-me das águas caudalosas. 18 Livrou-me de inimigos poderosos, de adversários mais fortes que eu. 19 Enfrentaram-me no dia de minha desventura, mas o Senhor foi meu apoio. 20 Ele me trouxe para um lugar aberto; libertou-me, porque me ama. 21 O Senhor me recompensa segundo minha justiça, e me retribui segundo a pureza de minhas mãos, 22 porque guardei os caminhos do Senhor e não fui infiel ao meu Deus, 23 porque todas as suas leis estavam diante de mim, e não me afastei de seus preceitos. 24 Conservei-me íntegro para com ele e guardei-me de toda iniqüidade. 25 Por isso o Senhor me retribui segundo minha justiça, segundo a pureza de minhas mãos ante seus olhos. 26 Com o fiel tu és fiel, e íntegro com o íntegro; 27 com o puro tu és puro, e com o fingido tu és reservado. 28 És tu que salvas o povo humilde e humilhas os olhos arrogantes. 29 És tu que manténs acesa minha lâmpada e iluminas minhas trevas, ó Senhor meu Deus. 30 Contigo ponho em fuga um bando, com a ajuda de meu Deus escalo muralhas. 31 Ele é Deus, perfeito em seu caminho; a palavra do Senhor é acrisolada. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam. 32 Quem é Deus, senão o Senhor ? E quem é rochedo, além de nosso Deus? 33 Esse Deus me cinge de vigor, faz perfeito meu caminho 34 e, tornando meus pés semelhantes aos do cervo, mantém-me de pé nas alturas. 35 Adestra minha mão para o combate, e meus braços para retesar o arco de bronze. 36 Tu me deste teu escudo de proteção: amparou-me tua destra, e desdobraste teus cuidados para comigo. 37 Alongaste os passos de meus pés e meus tornozelos não vacilaram. 38 Persegui os inimigos até alcançá-los, não voltei antes de os ter aniquilado. 39 Derrotei-os, de modo que não puderam levantar-se; estão caídos, sob meus pés. 40 Tu me cingiste de vigor para o combate, sujeitaste a mim os agressores. 41 Entregaste-me, pela nuca, os inimigos, para que eu pudesse abater os que me odiavam. 42 Clamaram por socorro, e ninguém lhes valeu; ao Senhor , e não lhes respondeu. 43 Eu os reduzi a pó, que o vento leva, pisei-os como a lama das estradas. 44 Livraste-me da contestação do povo e puseste-me à testa das nações. Um povo que eu não conhecia rendeu-me homenagem 45 e, a uma ordem minha, obedeceu-me. Os estrangeiros prestaram-me vassalagem, 46 os estrangeiros fraquejaram e, tremendo, saíram de suas fortalezas. 47 Viva o Senhor! Bendita seja minha rocha, e exaltado seja Deus, meu salvador: 48 esse Deus que me concede a vingança e me submete os povos, 49 libertando-me dos inimigos, fazendo-me triunfar sobre os agressores e livrando-me do homem violento! 50 Por isso, Senhor , te darei graças entre as nações, entoando hinos a teu nome. 51 É ele que dá grandes vitórias a seu rei e provas de benevolência a seu Ungido, a Davi e sua linhagem para sempre.(Sl 18)

"Canto solene de ação de graças 1 Dai graças ao Senhor , porque ele é bom, porque eterno é seu amor. 2 Diga a casa de Israel: "Eterno é seu amor!" 3 Diga a casa de Aarão: "Eterno é seu amor!" 4 Digam os que temem o Senhor : "Eterno é seu amor!" 5 Na angústia invoquei o Senhor , e o Senhor atendeu-me com prodigalidade. 6 O Senhor está comigo: nada temo. O que poderão fazer-me os homens? 7 O Senhor está comigo e me auxilia: poderei encarar os inimigos. 8 É melhor refugiar-se junto ao Senhor do que fiar-se nos homens; 9 é melhor refugiar-se junto ao Senhor do que fiar-se nos príncipes. 10 Todos os pagãos me rodeavam; em nome do Senhor os rechacei. 11 Rodeavam-me, apertando o cerco; em nome do Senhor os rechacei. 12 Rodeavam-me como abelhas, mas extinguiram-se como fogo de sarças; em nome do Senhor os rechacei. 13 Empurraram-me com violência, para eu cair, mas o Senhor me ajudou. 14 O Senhor , que é minha força e meu vigor, foi também minha salvação. 15 Brados de júbilo e de vitória ressoam nas tendas dos justos: "A destra do Senhor faz proezas, 16 a destra do Senhor está erguida, a destra do Senhor faz proezas". 17 Não morrerei, mas viverei para proclamar as obras do Senhor . 18 O Senhor me castigou severamente, mas não me entregou à morte. 19 Abri para mim as portas da justiça e entrarei para dar graças ao Senhor ! 20 Esta é a porta do Senhor , pela qual só os justos podem entrar. 21 Dou-te graças, porque me atendeste e foste minha salvação. 22 A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. 23 Isso se fez por obra do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. 24 Este é o dia que o Senhor fixou: por isso festejemos a alegremo-nos! 25Senhor , concede a salvação! Senhor , dá a prosperidade! 26 Bendito seja o que vem em nome do Senhor! Nós, da casa do Senhor, vos abençoamos. 27 O Senhor é Deus: ele nos ilumina. Trançai as guirlandas da festa até às pontas do altar! 28 Tu és meu Deus: dou-te graças; meu Deus, eu te exalto. 29 Dai graças ao Senhor , porque ele é bom: porque eterno é seu amor."(Sl 118)

"O cântico vitorioso de Moisés. 1 Então Moisés e os israelitas cantaram ao Senhor este cântico: "Cantarei ao Senhor porque esplêndida foi a vitória cavalo e cavaleiro jogou no mar. 2 Minha força e canção é o Senhor , ele foi para mim a salvação. Ele é meu Deus, eu o glorificarei; o Deus de meu pai, eu o exaltarei. 3 O Senhor é um guerreiro, seu nome é: Senhor . 4 Precipitou no mar os carros do Faraó e seu exército; a elite das tropas afogou-se no mar Vermelho. 5 Vagalhões os encobriram; mergulharam nas profundezas como pedra. 6 Tua destra, Senhor, majestosa em poder, tua destra, Senhor, destroça o inimigo. 7 Com tua grande majestade arrasas o adversário, desencadeias teu furor, que os consome como palha. 8 Ao sopro de tua ira amontoaram-se as águas, as correntes ergueram-se como um dique, congelaram as vagas no coração do mar. 9 O inimigo tinha dito: 'Vou perseguir, alcançar, repartir os despojos, saciar-me deles. Desembainharei a espada e os despojarei com minha mão'. 10 Sopraste com teu vento e o mar os encobriu, afundaram como chumbo em águas profundas. 11 Quem entre os deuses é como tu, Senhor? Quem como tu, magnífico em santidade, terrível em proezas, autor de prodígios? 12 Estendeste tua destra, e a terra os tragou. 13 Guiaste com amor o povo que resgataste, conduziste com poder à tua morada santa. 14 Os povos ouviram e se alarmaram, o terror apoderou-se dos habitantes da Filistéia. 15 Então os chefes de Edom estremeceram de medo e os fortes de Moab foram tomados de tremor; vacilaram todos os habitantes de Canaã. 16 Caíram sobre eles o espanto e o pavor. Pela força de teu braço ficaram imóveis como pedra, enquanto teu povo passava, ó Senhor, enquanto passava o povo que adquiriste. 17 Tu os introduzirás e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que preparaste para tua morada, Senhor, santuário, ó Senhor, que tuas mãos fundaram. 18 O Senhor reina por todo o sempre!" 19 De fato, apenas os cavalos do Faraó, carros e cavaleiros tinham entrado no mar, o Senhor fez voltar sobre eles as águas do mar. Ao passo que os israelitas passaram pelo meio do mar em seco. 20 Maria, a profetisa, irmã de Aarão, apanhou um pandeiro, e atrás dela saíram todas as mulheres tocando pandeiro e dançando, 21 enquanto Maria lhes repetia: "Cantai ao Senhor porque estupenda foi a vitória, cavalo e cavaleiro ele jogou no mar!"(Ex 15, 1-21)

"1 Disse Judite: "Vamos cantar a meu Deus com tamborins, com címbalos cantai a meu Senhor, salmos e hinos para ele modulai, exaltai e invocai o seu Nome! 2 Pois o Senhor é um Deus que vence as guerras, que mantém seu acampamento em meio ao povo e libertou-me de meus perseguidores. 3 Das montanhas do norte veio a Assíria com as miríades de todo o seu exército. Sua multidão obstruía os cursos de água, seus cavalos cobriam as colinas. 4 Pretendia lançar fogo a meu país, trucidar os meus jovens à espada, por terra arremessar os pequeninos, entregar os meus filhos ao rapto e arrebatar minhas virgens como presa. 5 mas o Senhor Todo-poderoso os repeliu, pela mão de uma mulher os confundiu. 6 Pois seu herói não sucumbiu perante os jovens, nem filhos de titãs o abateram, nem enormes gigantes o atacaram. Mas foi Judite filha de Merari, que o paralisou com a beleza de seu rosto. 7 Depôs as suas vestes de viúva para exaltar os aflitos de Israel: ungiu a sua face com perfumes, 8 cingiu os seus cabelos com o diadema, com vestidos de linho o seduziu. 9 Sua sandália roubou o seu olhar, sua beleza cativou-lhe o coração... e o alfanje cortou o seu pescoço! 10 Os persas estremeceram com sua audácia, aos medos espantou sua ousadia. 11 Meus humildes, então, soltaram gritos de guerra, meus débeis prorromperam em clamores, e aqueles, com medo, se apavoraram. Os meus levantaram suas vozes, e aqueles puseram-se a fugir. 12 Os filhos das escravas os traspassaram, como a filhos de desertores os feriram: e pereceram ante as fileiras do Senhor meu Deus. 13 Cantarei a meu Deus um canto novo: Senhor, tu és grande e glorioso, admirável em tua força, insuperável! 14 A ti sirvam todas as criaturas, porque falaste e começaram a existir, enviaste o teu espírito e ele as criou, e não há quem resista à tua voz. 15 As montanhas, sacudidas de suas bases, hão de misturar-se com as águas; diante de tua face as rochas hão de derreter-se como cera; no entanto, para aqueles que te temem, serás sempre benigno e propício. 16 Os sacrifícios de agradável odor, todos eles, são bem pouca coisa; quase nada, também, toda gordura que te é oferecida em holocausto; mas o que teme o Senhor, este sim, é grande para sempre. 17 Ai das nações que se levantam contra meu povo! O Senhor Todo-poderoso as punirá, delas se vingará no dia do juízo: meterá fogo e vermes em suas carnes e chorarão de dor eternamente".(Jt 16,1-17)

"Cântico ao Redentor de Israel 10 Entoai ao Senhor um canto novo, cantai seu louvor até os confins da terra, vós que desceis ao mar e tudo o que nele há, ilhas e seus habitantes! 11 Elevem a voz a estepe e suas cidades, os acampamentos ocupados por Cedar! Dêem gritos de júbilo os habitantes da Rocha, dêem gritos de alegria do alto dos montes! 12 Rendam glória ao Senhor e proclamem nas ilhas seu louvor! 13 O Senhor sai como um herói, como um guerreiro excita o ardor; lança o grito de guerra, esbraveja, desafiando os inimigos. 14 Fiquei sem fazer nada desde tempos remotos, guardei silêncio, contive-me... Vou lamentar-me como parturiente, respirar com dificuldade e ofegar. 15 Ressecarei os montes e as colinas, farei murchar toda erva verdejante; reduzirei os rios e ilhas e secarei os pântanos. 16 Conduzirei os cegos por uma estrada estranha e os guiarei por veredas desconhecidas. Diante deles transformarei a escuridão em luz, e os terrenos acidentados em terras planas. É isto o que pretendo realizar sem falta. 17 Voltam atrás, cobertos de confusão, os que confiam nas estátuas, os que dizem aos ídolos: "Vós sois nosso Deus!"(Is 42,10-17)

TOPO

barra

QUANDO QUEREMOS AGRADECER

"Ação de graças e pedido de auxílio 1Ao regente do coro. Salmo de Davi. 2 Bem alto clamei ao Senhor , e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. 3 Tirou-me do fosso de extermínio e do charco lamacento, assentou meus pés sobre a rocha e firmou meus passos. 4 Abriu-me a boca para um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos abrirão os olhos e, reverentes, confiarão no Senhor . 5 Feliz o homem que põe sua confiança no Senhor e não segue os idólatras, que se extraviam com farsas! 6 Grandes obras realizaste, Senhor meu Deus; em maravilhosos desígnios para conosco ninguém se compara contigo. Quisera eu proclamá-los e divulgá-los, mas são tão numerosos que não os posso contar. 7 Não quiseste sacrifício nem oferenda, mas abriste-me os ouvidos; não exigiste holocausto nem vítima expiatória. 8 Então eu disse: "Eis que venho; no rolo do livro me foi prescrito 9 fazer tua vontade, como tanto desejo, meu Deus, e ter a tua lei em minhas entranhas". 10 Proclamei, na grande assembléia, a boa-nova da justiça. Realmente não fechei os lábios; Senhor , tu o sabes. 11 Não ocultei tua justiça no fundo do coração, falei de tua fidelidade e de tua salvação, não neguei teu amor e tua fidelidade, diante da grande assembléia. 12Senhor , não me negues compaixão, teu amor e tua fidelidade me guardem sempre! 13 Eis que me cercam desgraças sem conta. As iniqüidades apoderaram-se de mim: já nem olhar me permitem; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça: o ânimo abandonou-me. 14 Digna-te, Senhor , libertar-me! Apressa-te, Senhor , em socorrer-me! 15 Cubram-se de vergonha e confusão todos os que procuram tirar-me a vida! Recuem, cobertos de opróbrio, os que me desejam a desgraça! 16 Apavorem-se, para castigo de sua vergonha, os que me dizem: "Ah! ah!" 17 Exultem a alegrem-se contigo os que te procuram! "O Senhor é grande", digam, sem cessar, os que amam tua salvação! 18 Quanto a mim, sou um pobre desvalido; o Senhor, porém, vela por mim. Tu és meu amparo e libertador: meu Deus, não tardes mais!"(Sl 40)

Hino à misericórdia de Deus 1 Aleluia! Louvai, servos do Senhor , louvai o nome do Senhor! 2 Bendito seja o nome do Senhor agora e para sempre! 3 Desde o nascer do sol até o acaso, seja louvado o nome do Senhor! 4 O Senhor eleva-se acima de todas as nações, e sua glória acima do céu. 5 Quem é igual ao Senhor nosso Deus? Ele se assenta nas alturas 6 e lança o olhar sobre o céu e a terra. 7 Levanta do pó o desvalido, do monturo tira o indigente 8 para sentá-lo com os nobres, com os nobres de seu povo. 9 Instala no lar a mulher estéril, como ditosa mãe de família. Aleluia!"(Sl 113)

"Cântico de agradecimento 1De Davi . Graças te darei, de todo o coração; celebrar-te-ei perante os deuses. 2 Prostrado ante o santo templo, darei graças a teu nome por teu amor e tua fidelidade, pois tuas promessas superam teu renome. 3 Quando te invoquei, tu me respondeste, tornando-me afoito, com desejos audazes. 4 Graças te dêem, Senhor , todos os reis da terra, quando ouvirem as promessas de tua boca! 5 Celebrem eles as sendas do Senhor: "Grande é a glória do Senhor; 6 o Senhor é excelso, mas vê os humildes e de longe reconhece o soberbo!" 7 Quando caminho entre perigos, tu me conservas a vida; estendes a mão contra a fúria dos inimigos, e tua destra me salva. 8 O Senhor irá até o fim em meu favor. Senhor , tua misericórdia é eterna: não abandones a obra de tuas mãos!"(Sl 138)

"57Louvai o Senhor, todas as obras do Senhor, celebrai-o e enaltecei-o muito e para sempre! 58Louvai, ó céus, o Senhor, celebrai-o e enaltecei-o muito e para sempre! 59Louvai o Senhor, anjos do Senhor, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 60Louvai o Senhor, todas as águas acima do céu, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 61Louve toda força ao Senhor, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 62Louvai o Senhor, sol e lua, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 63Louvai o Senhor, astros do céu, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 64Louvai o Senhor, toda chuva e orvalho, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 65Louvai o Senhor, todos os ventos, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 66Louvai o Senhor, fogo e calor, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 67Louvai o Senhor, inverno e verão, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 68Louvai o Senhor, gotas de orvalho e flocos de neve, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 69Louvai o Senhor, noites e dias, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 70Louvai o Senhor, luz e trevas, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 71Louvai o Senhor, gelo e frio, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 72Louvai o Senhor, geadas e neves, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 73Louvai o Senhor, raios e nuvens, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 74Louve a terra o Senhor, celebre-o, exalte-o muito e para sempre! 75Louvai o Senhor, montes e colinas, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 76Louvai o Senhor, todas as plantas da terra, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 77Louvai o Senhor, mares e rios, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 78Louvai o Senhor, fontes (e nascentes), celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 79Louvai o Senhor, baleias e tudo o que se move nas águas, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 80Louvai o Senhor, todas as aves do céu, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 81Louvai o Senhor, todos os animais selvagens e mansos, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 82Louvai o Senhor, filhos dos homens, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 83Louvai o Senhor, israelitas, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 84Louvai, vós sacerdotes, o Senhor, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 85Louvai, vós servos, o Senhor, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 86Louvai o Senhor, espíritos e almas de justos, celebrai-o, exaltai-o muito e para sempre! 87Louvai o Senhor, santos e humildes de coração, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! 88Louvai o Senhor, Ananias, Azarias e Misael, celebrai-o, enaltecei-o muito e para sempre! Pois arrancou-nos dos infernos, e da mão da morte nos salvou, libertou-nos do meio da fornalha das chamas ardentes, do meio do fogo nos libertou."(Dn 3,57-88)

"O cântico de Maria. 46 Então Maria disse: "Minha alma engrandece o Senhor 47 e rejubila meu espírito em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Eis que de agora em diante me chamarão feliz todas as gerações, 49 porque o Poderoso fez por mim grandes coisas: O seu nome é santo. 50 Sua misericórdia passa de geração em geração para os que o temem. 51 Mostrou o poder de seu braço e dispersou os que se orgulham de seus planos. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos e os ricos despediu de mãos vazias. 54 Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme o que prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". (Lc 1, 46-55)

"3 E cantavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: "Grandes e admiráveis são tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso, justos e verdadeiros teus caminhos, Rei das nações. 4 Quem não temerá, Senhor, e não glorificará teu nome? Porque só tu és santo e todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, pois tuas justas decisões se tornaram públicas".(Ap 15,3-4)

TOPO

barra

QUANDO VAMOS PARTICIPAR DE CULTO NA IGREJA

"Na intimidade com Deus 1Salmo de Davi. Quem, Senhor , poderá hospedar-se em tua tenda? Quem poderá habitar no monte santo? 2 Aquele que procede com honradez e pratica a justiça; que, do fundo do coração, diz a verdade 3 e não traz a calúnia na língua; que não causa dano ao próximo nem ultraja o vizinho; 4 que olha com desprezo o infame e preza os que temem o Senhor ; que, prejudicado por seu juramento, não se retrata; 5 que empresta dinheiro sem usura e não se deixa subornar contra o inocente. Quem assim procede, jamais será abalado."(Sl 15)

"10 Ouvi a palavra do Senhor , magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 11 Que me importa a abundância de vossos sacrifícios? -diz o senhor . Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; do sangue de touros, de cordeiros e de bodes, não me agrado. 12 Quando entrais para vos apresentar diante de mim, quem vos pediu para pisardes os meus átrios? 13 Não continueis a trazer oferendas vazias! O incenso é para mim uma abominação! Não suporto neomênia, sábado, convocação de assembléia: iniqüidade com reunião solene! 14 Vossas neomênias e vossas solenidades, eu as detesto! Elas são para mim um peso, estou cansado de suportá-las. 15 Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Ainda que multipliqueis a oração, eu não ouço: Vossas mãos estão cheias de sangue! 16 Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17 Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Deus em juízo com o seu povo 18 Vinde, debatamos -diz o Senhor . Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19 Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20 Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!"(Is 1,10-20)

"O fariseu e o publicano. 9 Jesus contou também a seguinte parábola para alguns que confiavam em si mesmos, tendo-se por justos, e desprezavam os outros : 10 "Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu, o outro, um cobrador de impostos. 11 O fariseu rezava, de pé, desta maneira: 'Ó meu Deus, eu te agradeço por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos, adúlteros, nem mesmo como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de tudo que possuo'. 13 Mas o cobrador de impostos, parado à distância, nem se atrevia a levantar os olhos para o céu. Batia no peito, dizendo: 'Ó meu Deus, tem piedade de mim, pecador!' 14 Eu vos digo: Este voltou justificado para casa e não aquele. Porque todo aquele que se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado". (Lc 18,9-14)

TOPO