A Bíblia

"Toda a Bíblia é inspirada por Deus. A Bíblia serve para ensinar o que é verdadeiro, para corrigir e educar na justiça " 2 Tm 3, 16

A Bíblia é a Palavra de Deus. Através dela, Deus fala às pessoas. Deus fala pela Bíblia para nos animar e orientar a nossa caminhada cristã. Ela nos ajuda a viver conforme o desejo de Deus

A Bíblia fala da história do povo que foi escolhido por Deus. A Bíblia tem 73 livros e se divide em duas partes:

Antigo Testamento e Novo Testamento.

O Antigo Testamento foi escrito antes da vinda de Jesus. Ele é formado de 46 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juizes, Samuel I e II, Rute, Crônicas I e II, Reis I e II, Esdras, Neemias, Tobias, Ester, Macabeus I e II, Jó , Salmos, Provérbios, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico, Eclesiástes, Isáias, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Miquéias.

O Novo Testamento, que foi escrito depois da vinda de Jesus, é formado por 27 livros: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos dos Apóstolos. As cartas de Paulo: aos Romanos, 1º e 2ª aos Coríntios, aos Galátas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filemon e aos Hebreus. As epístolas Católicas: Tiago, 1ª e 2ª Carta de Pedro, 1ª, 2ª e 3ª de João, e Judas. E o Apocalipse.

Para ser mais fácil a gente lidar com os livros da Bíblia, eles foram divididos em capítulos e versículos. Os capítulos são representados por números grandes, e os versículos por números pequenos. Cada livro tem uma abreviatura.

Ex.: O Evangelho de São Mateus possuiu 28 capítulos e se abrevia assim: Mt.

A Bíblia não caiu do céu pronta. Ela foi escrita por homens, inspirados por Deus. Nada que foi escrito nela foi inventado.