A Páscoa

A palavra páscoa vem do hebraico e significa "PASSAGEM" A páscoa era vivamente comemorada pelos judeus do antigo testamento. A Páscoa que eles comemoram é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo.

Chegando às margens do Mar Vermelho, os judeus, perseguidos pelos exércitos do faraó teriam de atravessá-lo às pressas. Guiado por Deus, Moisés levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas paredes de água, que ladeavam um corredor enxuto, por onde o povo passou. Jesus também festejava a Páscoa. Foi o que Ele fez ao cear com seus discípulos. Julgado, condenado à morte na cruz e sepultado logo em seguida por alguns amigos, Jesus res-suscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa judaica.

Os cristãos também passaram a comemorar a Páscoa da Ressurreição: a passagem de Jesus da terra para o céu.

Os Símbolos da Páscoa

Círio Pascal: é a grande vela acesa solenemente na Vigília Pascal. É o símbolo de Jesus ressuscitado, luz dos Povos. Quem aceita Jesus, quem se compromete com Ele é luz também.

Cordeiro Pascal: lembra-nos o verdadeiro Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Jesus é o Cordeiro de Deus, que nos alimenta na caminhada para a Páscoa eterna.

Ovos da Páscoa: símbolo da Ressurreição. Aparentemente sem vida, contém dentro de si uma vida nova. De modo semelhante o sepulcro de Cristo escondia a vida nova, que brotou na madru-gada da Páscoa.

Coelhinha: por sua grande fecundidade, simboliza a Igreja, que pela força de Cristo ressuscitado, é fecunda em gerar discípulos de Cristo.

Presentes: eles carregam a alegria de dar e de receber. Lembram-nos o gesto de Deus, que nos presenteou com Seu Filho.

Água: significa pureza, purificação e renovação.

Cruz: relembra Jesus que venceu a morte, e, glorioso, passou a viver em seu reino de Justiça e de paz, onde todos que têm fé terão o seu lugar.

Peixe: símbolo de Cristo. Está na água, que sempre se renova.

Sino: anuncia a todos a boa notícia: Cristo ressuscitou! E chama todos à festa, que é a missa.