CORES LITÚRGICAS

A respeito das cores litúrgicas, transcrevemos as normas das Instruções Gerais sobre o Missal Romano (nn.308 e309).

BRANCO - simboliza a vitória, a paz, a alma pura, a alegria. È usado nos ofícios e missas do tempo pascal e do Natal; nas festas e memórias do Senhor, exceto as da paixão; festas e memórias da Bem - aventurada Virgem Maria, dos Santos Anjos, dos Santos não mártires, na festa de Todos os Santos, São João Batista, São João Evangelista, Cátedra de São Pedro e conversão de São Paulo.

VERMELHO - simboliza o fogo, o sangue , o amor divino , o martírio. É usado no Domingo da Paixão (= Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa ; no Domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos mártires

VERDE - é a cor da esperança.É usado nos ofícios e missas do tempo comum.

ROXO - simboliza a penitência. É usado no tempo do advento e na quaresma. Pode também ser usado nos ofícios e missas pelos mortos .

PRETO - é o símbolo do luto . Pode ser usado pelas missas pelos mortos.

ROSA - simboliza a alegria. Pode ser usado no III Domingo do Advento. E no IV Domingo da Quaresma .

Nota: Quanto ao tempo do advento, hoje há uma tendência a se usar o violeta, em vez de roxo, para diferencia-lo do tempo quaresma(penitência) e acentuar a dimensão de alegre expectativa da vinda do Senhor.Nas missas pelos defuntos usa-se o roxo ou o preto.Mas tem -se usado também o branco, para dar ênfase não á dor,mas á ressurreição.