EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO
A oração de efusão do Espírito Santo significa a liberação do Espírito Santo, para que Ele que já habita nos nossos corações possa ter uma ação presente e libertadora em nós. Nesta oração ocorre a mesma manifestação ocorrida no livro dos Atos dos Apóstolos em Pentecostes: o derramamento do Espírito Santo onde estavam reunidos Maria Santíssima e os Apóstolos. Este fato marca a fundação de nossa Igreja. Na oração de efusão do Espírito Santo, despertamos para o mesmo Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo e que nos foi confirmado no sacramento da Crisma. Com a efusão do Espírito Santo experimentamos o amor de Deus na nossa vida, passamos por um processo de conversão, nos voltamos ainda mais para a nossa Igreja e para os Sacramentos; enfim, passamos a viver uma vida cristã e católica de testemunho. A efusão do Espírito Santo nos conduz à busca, leitura e entendimento da Palavra de Deus. É também através da efusão do Espírito Santo que nos abrimos para sermos curados e libertados dos males que nos afligem. Passamos a perdoar, somos curados interiormente e somos libertados dos males causados pelo demônio através de nossos pecados e também através dos pecados de nossos antepassados que refletem em nossa vida. Passamos por uma restauração total, isto é, em todas as áreas de nossa vida. A oração de efusão do Espírito Santo nos traz uma abertura aos dons de serviço, que são ferramentas que servem para a edificação da Igreja. Também recebemos os dons de santificação e as virtudes que são as nossas ações conduzidas pelo Espírito Santo e que nos levam à santificação. Maria Santíssima, ensina-nos a viver uma vida plena do Espírito Santo.
INÍCIO:
Inicia-se aclamando à Santíssima Trindade, fazendo o SINAL DA CRUZ: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Em seguida aclama-se ao Espírito Santo, rezando o VINDE, ESPÍRITO SANTO: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. OREMOS: Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Reza-se a oração do CREDO: Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.
Reza-se a oração do PAI NOSSO: Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Reza-se a oração que é a Anunciação do Anjo Gabriel a Maria, o ANGELUS: O anjo do Senhor anunciou a Maria. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Reza-se a oração da AVE-MARIA: Ave-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Eís aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra.
Reza-se a oração da AVE-MARIA: Ave-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
E o Verbo se fez carne. E habitou entre nós.
Reza-se a oração da AVE-MARIA: Ave-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Reza-se o GLÓRIA AO PAI: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
ORAÇÃO DE EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO VINDE, ESPÍRITO SANTO:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. OREMOS: Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Espírito Santo:
vem controlar todo o meu ser,
vem dirigir o meu viver,
o meu pensar,
o meu falar,
o meu agir
e o meu sentir.
Vem Espírito Santo,
vem Espírito Santo,
vem Espírito Santo...
Espírito Santo: quero sentir o Teu amor,
o Teu calor, o Teu carinho,
o Teu consolo,
a Tua presença
e a Tua proteção.
Ó Jesus, envia o Teu Espírito e transforma toda a minha vida. Conduza-me, para que eu possa sentir o Teu Espírito.
PEDINDO AS GRAÇAS DO ESPÍRITO SANTO Espírito Santo, dai-me segundo a Tua vontade e segundo a necessidade da Tua Igreja e da nossa comunidade os dons necessários para que seja glorificado o nome de Jesus Cristo.
DONS
DE SERVIÇO
Dom da Variedade das Línguas
Dom da Palavra de Ciência
Dom de Sabedoria
Dom da Profecia
Dom da Interpretação das Línguas
Dom do Discernimento dos espíritos
Dom da Fé
Dom de Curar as doenças
Dom de Milagres
Espírito
Santo, dai-me os dons de santificação e as virtudes necessárias
para que eu seja cada vez mais santo.
DONS
DE SANTIFICAÇÃO
Dom do Temor de Deus
Dom da Fortaleza
Dom da Piedade
Dom do Conselho
Dom da Ciência
Dom do Entendimento
Dom da Sabedoria VIRTUDES MORAIS OU CARDEIAS
Virtude da Prudência Virtude da Justiça
Virtude da Fortaleza
Virtude da Temperança
VIRTUDES
TEOLOGAIS
Virtude da Fé
Virtude da Esperança
Virtude da Caridade
REFLEXÕES BÍBLICAS
"Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado. Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele." [Os discípulos no cenáculo (At 1,12-14)]
"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At 2,1-4)
[Vinda do Espírito Santo (At 2,1-13)]
A efusão do Espírito Santo torna efetivo o que foi prescrito pela profecia de Joel no Antigo Testamento e que se realizou na Igreja primitiva em Atos dos Apóstolos. "Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu espírito sobre os escravos e as escravas." (Jl 3,1-2)
[O Espírito Santo (Jl 3,1-5)]
ENCERRAMENTO
No término da oração finaliza-se fazendo o SINAL DA CRUZ: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.